Tocantins encerra colheita do milho com queda de produtividade após atrasos e falta de chuva
Podcast
Tocantins encerra colheita do milho com queda de produtividade após atrasos e falta de chuva
A colheita da segunda safra de milho já se encerrou em Tocantins e os produtores do estado colheram o reflexo das dificuldades climáticas enfrentadas em todo o ciclo da cultura em forma de queda de produtividade.
Segundo o diretor da Aprosoja TO, Maurício Buffon, choveu muito entre fevereiro e março, o que impediu o plantio da safrinha. Depois faltou chuva em abril e maio, o que prejudicou o desenvolvimento das plantas.
Sendo assim, as produtividades que eram esperadas entre 85 e 90 sacas por hectare ficaram apenas entre 60 e 65 sacas, com as melhores lavouras, as que conseguiram ser plantadas em fevereiro performando entre 65 e 70 sacas por hectare.
Diante destas quebras, a liderança acredita que a rentabilidade dos produtores vai estar comprometida, mesmo com os preços altos de momento, já que não há muitos volumes disponíveis nas mãos dos agricultores.
Para a próxima safra de soja 2021/22, Buffon aponta que a área cultivada no estado deva crescer entre 5 e 10% para o plantio que estará liberado a partir de 1 de outubro, mas que costuma a começar mesmo entre 10 e 15 de outubro.
Confira a íntegra da entrevista com o diretor da Aprosoja TO no vídeo.
0 comentário
Colheita de milho em MT avança a 32,41%, enquanto a de algodão tem início, diz Imea
Futuros do milho da B3 recuam nesta sexta-feira com colheita, mas acumulam ganhos semanais impulsionados pelo dólar
Colheita do milho traz pressão sazonal para os preços no mercado brasileiro
Futuros do milho recuam em Chicago nesta sexta-feira com mercado de olho no clima e no USDA da semana que vem
Agroconsult vê queda de 11% na exportação de milho do Brasil em 25/26
Cotações do milho sobem em Chicago nesta quinta-feira com apoio da soja e das exportações dos EUA