Bolsonaro defende valor fixo para ICMS, cita possível fundo para compensar aumento do combustível
![]()
Por Maria Carolina Marcello
BRASÍLIA (Reuters) - O presidente Jair Bolsonaro voltou a defender votação de projeto que fixa o ICMS cobrado sobre os combustíveis nos Estados e falou sobre a possibilidade da criação de um fundo que possa amortecer a flutuação do preço dos combustíveis.
Bolsonaro disse já ter recebido a sinalização do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), de que trabalha para votar o projeto de lei complementar que trata do ICMS --uma das ideias prevê uma alíquota fixa para o ICMS, ad rem. Lira afirmou nesta semana que não há definição de mérito, mas adiantou que deputados passariam os próximos dias colhendo dados e informações.
"Na semana que vem, o Arthur Lira disse que está fazendo um trabalho", disse Bolsonaro na tradicional transmissão ao vivo pelas redes sociais.
Ao citar que alguns Estados têm anunciado a redução do ICMS, Bolsonaro defendeu que a solução passa pela fixação da alíquota.
O presidente disse ainda que tem estudado alternativas para reduzir o impacto das oscilações do preço dos combustíveis, e uma das teses passa pela criação de um fundo, ideia também levantada por parlamentares.
"Criar um fundo regulador. Ver o lucro da Petrobras, aquele que vem para o governo federal, para nós, ninguém vai meter a mão em nada. Será que esse dinheiro da Petrobras que vem para nós --será, eu estou perguntando, será, eu não estou afirmando-- que é um lucro bilionário, nós não podemos converter e ir para esse fundo regulador?", questionou Bolsonaro.
"Toda vez que dá um aumento, você não repassar todo o aumento ou não repassar aumento nenhum", acrescentou.
Nesta semana, Lira afirmou que parlamentares estudavam a possibilidade do uso de dividendos ou ainda de recursos do gás do pré-sal para a composição de um fundo regulador de preços.
O presidente aproveitou a live para deixar claro que não irá interferir na política de preços: "se eu tabelar, complica a situação".
0 comentário
Preços mundiais dos alimentos caem pelo terceiro mês em novembro, diz FAO
Minério de ferro encerra semana em baixa devido à melhora na oferta e demanda fraca da China
Comércio dos EUA com a China provavelmente precisa ser menor, diz Greer
Ações da China interrompem três dias de quedas com otimismo sobre chips domésticos
Índices de Wall Street fecham quase estáveis com impulso de apostas de corte do Fed, mas pressionados pela Amazon
Amcham: novembro registra 4ª queda seguida nas exportações aos EUA e reforça necessidade de acordo bilateral