Soja fecha 4ª feira com quase 3% de alta com expectativas de mais compras da China; prêmios caem no BR

Publicado em 04/02/2026 17:05 e atualizado em 04/02/2026 17:38
Carla Mendes - Jornalista
Conversa entre Donald Trump e Xi Jinping puxam forte o mercado na CBOT, mas movimento pesou nos prêmios no BR e mercado no país segue travado.
Podcast

Soja fecha 4ª feira com quase 3% de alta com expectativas de mais compras da China; preços seguem estáveis no BR

Logotipo Notícias Agrícolas

Uma nova declaração do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre uma conversa tida nesta quarta-feira (4) com seu par chinês, Xi Jinping, fez os preços da soja dispararem nesta quarta-feira (4) na Bolsa de Chicago e terminarem o dia com quase 3% de alta. Os futuros da oleaginosa subiram de 20,75 a 27,50 pontos nos principais contratos, levando o março a US$ 10,92 e o maio a US$ 11,04 por bushel. 

Os preços do óleo e, principalmente, o farelo de soja também subiram forte e deram ainda espaço às altas do grão. O óleo terminou o pregão com mais de 2% de avanço. 

"Eu tive uma conversa excelente pelo telefone com o presidente Xi, da China", disse Trump nas redes sociais, complementando que, entre outros temas discutidos, um deles foi a possibilidade de a China ampliar sua compra de produtos agrícolas, incluindo as compras de 20 milhões de toneladas de soja para a atual temporada, lembrando que eles se comprometeram a comprar 25 milhões para a próxima safra. "A relação com a China e minha relação pessoal com o presidente Xi é muito boa e nós dois sabemos a importância de mantê-la asssim. Acredito que haja muitas possibilidades de alcançarmos resultados positivos pelos próximos três anos, durante minha presidência". 

Veja a íntegra da publicação de Donald Trump:

Trump-Xi em português

Na sequência, o governo chinês emitiu um comunicado com as falas do presidente Xi sobre sua ligação com Trump, e afirmou que "a questão mais importante" na relação das duas nações. Além disso, destacou ainda que os dois países conseguiram manter uma boa comunicação ao longo do ano passado. "Estou disposto a trabalhar com você para guiar o navio China-EUA através das tempestades e garantir um progresso suave, com conquistas mais significativas e benéficas", afirmou o presidente chinês ao norte-americano. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Carla Mendes | Instagram @jornalistacarlamendes
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário