Atividade fabril dos EUA expande em setembro, mas enfrenta alta de preços, mostra ISM

Publicado em 01/10/2021 12:36

Logotipo Reuters

WASHINGTON (Reuters) - A atividade manufatureira dos Estados Unidos acelerou mais em setembro, mas as fábricas enfrentaram atrasos mais longos para conseguir matéria-prima e pagaram preços mais elevados por insumos.

O Instituto de Gestão de Fornecimento (ISM, na sigla em inglês), informou nesta sexta-feira que seu índice nacional de atividade fabril subiu a 61,6 no mês passado, de 59,9 em agosto.

Leitura acima de 50 indica expansão da atividade manufatureira, que responde por 12% da economia dos EUA. Economistas consultados pela Reuters projetavam queda do índice a 59,6.

Parte da alta no índice, entretanto, deveu-se ao salto na medida de entregas de fornecedores a 73,4 no mês passado, de 69,5 em agosto.

Um dado acima de 50 indica lentidão nas entregas, algo normalmente associado a uma economia e demanda fortes, o que seria uma contribuição positiva para o ISM. Mas, nesse caso, indica escassez persistente de oferta relacionada à pandemia de Covid-19.

Isso ficou evidente na alta da medida de preços pagos pela indústria a 81,2, de uma mínima em oito meses de 79,4 em agosto.

(Reportagem de Lucia Mutikani)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário