HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Climatempo: Final de semana começa com estado de alerta para temporais em todo Brasil

Publicado em 08/10/2021 11:42 e atualizado em 08/10/2021 12:13
De acordo com consultoria, frente fria e circulação dos ventos favorecem formação de nuvens carregadas

Logotipo Notícias Agrícolas

A passagem de uma frente fria vai favorecer a formação de nuvens carregadas e pancadas de chuva por todo o Brasil durante os próximos dias. De acordo com as previsões mais recentes da Climatempo, a passagem desse sistema, e circulação dos ventos em vários níveis da atmosfera, forma nuvens de chuva sobre várias áreas do Sudeste. "O ar úmido e quente forma nuvens carregadas sobre o Centro-Oeste e sobre o Norte do Brasil. O ar seco e quente predomina sobre o Nordeste", afirma a consultoria. 

A previsão alerta ainda que o estado é de atenção para o risco de chuva forte com raios e rajadas de vento (isolada) na serra do Rio Grande do Sul, no centro, sul, leste e norte/ nordeste de Santa Catarina, no sul, centro e noroeste do Paraná, no Mato Grosso do Sul, no centro, oeste, sul e norte de Mato Grosso e no sul de Goiás. 

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, para as próximas 24 horas, alerta amarelo de tempestade válido na região Central do Brasil. "Chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h), e queda de granizo. Baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos", afirma a publicação oficial do Inmet. 

Veja o mapa das áreas em alerta amarelo nesta sexta-feira (8): 
 

Alerta
No Nordeste e no leste de Goiás o estado é de alerta para baixa umidade 
Fonte: Inmet


 

Segundo o modelo Cosmo do Inmet, no domingo (10), uma nova frente fria deve entrar pela faixa oeste da região Sul do Brasil. Com esse novo sistema, o norte do Rio Grande do Sul deve receber acumulados entre 20mm e 50mm. 

O modelo mostra também chuvas expressivas para Santa Catarina e Paraná, com tendência de evolução do sistema para as demais áreas do país ainda no domingo. Se confirmadas, as chuvas chegarão com volumes significativos no Mato Grosso do Sul, São Paulo e sul de Minas Gerais. 

Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas: 

 

93 horas - Inmet - 08102021
Fonte: Inmet

 

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário