Ibovespa segue otimismo de NY e supera 114 mil pontos; GPA e PDG disparam

Publicado em 15/10/2021 12:01

Logotipo Reuters

O principal índice de ações brasileiras seguia o otimismo das bolsas globais e superava os 114 mil pontos, apoiado também em eventos domésticos pontuais, como a disparada das ações do GPA e da recuperação ampla nos setores de metais, celulose e bancário.

Às 12h, o Ibovespa mostrava valorização de 0,97%, aos 114.277,90 pontos. O giro financeiro somava 10,5 bilhões de reais, em sessão marcada pelo exercício dos contratos de opções sobre ações.

Os principais índices das bolsas dos Estados Unidos apontavam para cima, após o Goldman Sachs anunciar um salto no lucro trimestral, seguindo a tendência já mostrada na semana pelos rivais Citi, Morgan Stanley e Bank of America.

"Além disso, somam-se ao sentimento positivo a decisão da China em afrouxar as restrições a empréstimos imobiliários e as notícias de que a União Europeia deve aprovar medidas para aliviar as famílias e empresas dos impactos da crise de energia", afirmou o economista sênior do banco ABC Brasil, Daniel Xavier, em referência a temas que vinham pressionado os mercados.

DESTAQUES

- GPA era o grande destaque positivo do dia, disparando 16,4% após o grupo varejista ter anunciado na noite da véspera a venda, por cerca de 5,2 bilhões de reais, de lojas Hiper Extra para o ASSAÍ, que caía 4,6%. O rival CARREFOUR BRASIL, dono do Atacadão, ganhava 2,4%.

- SUZANO subia 2,4%, KLABIN tinha elevação de 2,3%, com as empresas de papel e celulose se recuperando, após terem sido alvos de pressão, devido à queda dos preços internacionais do setor.

- BRADESCO liderava o setor bancário, com avanço de 3,8%. BANCO DO BRASIL era incrementada em 2,5%. SANTANDER BRASIL tinha acréscimo de 3,3%, ITAÚ UNIBANCO acelerava 2%.

- CSN tinha acréscimo de 2,3%, ilustrando também a recuperação no setor de metais. VALE evoluía 1,65%, enquanto USIMINAS tinha aumento de 1,8%.

- VIBRA (Ex-Petrobras Distribuidora) tinha baixa de 1,56%, em meio à evolução no Congresso do projeto para limitar a cobrança de ICMS sobre combustíveis. ULTRAPAR, dona da rede de postos Ipiranga, caía 0,9%. COSAN, dona dos postos Shell, perdia 2,2%. PETROBRAS recuava 0,4%

- RUMO retrocedia 0,6%. Em nota a clientes, a XP afirmou que segue otimista com a companhia, mesmo após ela ter divulgado números operacionais fracos relativos a setembro.

- Fora do Ibovespa, PDG REALTY disparava 67,5%. A construtora anunciou na noite da véspera o encerramento do processo de recuperação judicial iniciado em 2017, após cumprir obrigações previstas no plano de reestruturação.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário