Na reta final do plantio da soja, Norte do Paraguai registra vento e granizo no fim de semana
Podcast
Na reta final do plantio da soja, Norte do Paraguai registra vento e granizo no fim de semana
![]()
O ritmo de plantio da safra de soja 2021/22 se divide em duas realidades no Paraguai. Enquanto a região ao sul de Cidade do Leste recebeu chuvas ainda em setembro e já encerrou as atividades, a parte ao norte só teve precipitações em outubro e ainda ficou com pouca janela de plantio devido as precipitações constantes.
Segundo o produtor rural no Departamento de Canindeyú, Neivo Fritzen, o plantio está agora na reta final, mas as grandes chuvas do último final de semana com ventos fortes e queda de granizo, inclusive com pedras registradas em mais de meio quilo, já causaram danos em muitas lavouras e pode haver necessidade de replantio de algumas áreas.
Olhando para o mercado, o produtor relata que os agricultores paraguaios conseguiram preço razoáveis de trocas e se protegeram com vendas futuras. O restante da negociação deve acontecer apenas quando houver uma perspectiva melhor do tamanho desta produção.
Enquanto isso, o planejamento para a segunda safra de milho de 2022 e da próxima safra de soja 2022/23 está acontecendo e a preocupação com os elevados custos de produção é grande. Fritzen destaca que vai haver “diminuição brutal de tecnologia” e a opção pode ser por reduzir ou zerar as aplicações de fertilizantes e mudar os mecanismos de manejo de daninhas.
Confira a íntegra da entrevista com o produtor rural do Departamento de Canindeyú no Paraguai no vídeo.
0 comentário
Soja fecha em alta na CBOT após sessão volátil, mas impacto dos ganhos ainda é limitado no BR
Colheita da soja começa na região de Cascavel/PR com projeção de altas produtividades
Uso de bioinsumos eleva em mais de 8% a produtividade da soja no Paraná
Soja realiza lucros em Chicago nesta 4ª feira, após disparada na sessão anterior
Apesar de relatório neutro, soja fecha 3ª feira com altas de dois dígitos na Bolsa de Chicago
Anec eleva previsão para exportação de soja, farelo e milho do Brasil em fevereiro