Semana começa com tempo seco e baixa umidade no Centro-Sul do Brasil e chuvas no Centro-Oeste e Matopiba
![]()
A semana começa com tempo estável em boa parte do Centro-Sul do Brasil e com previsão de chuvas com volumes significativos no Centro-Oeste e Matopiba nas próximas 24 horas.
Segundo as previsões mais recentes do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), uma massa de ar seco e quente eleva as temperaturas nos três estados da região Sul do Brasil, no Mato Grosso do Sul, São Paulo e no centro-sul de Minas Gerais. Além das altas temperaturas, as condições deixam toda área em estado de alerta para baixa umidade relativa do ar, que podem ficar abaixo de 30%. As mesmas condições são esperadas para o Nordeste do país.
Já em parte do Centro-Oeste, norte de Minas Gerais e áreas do Matopiba, áreas de instabilidade seguem favorecendo a formação de nuvens carregadas e a chuva pode acontecer em forma de pancada na região.
Em relação aos volumes, o modelo Cosmo prevê acumulados entre de até 30mm no Mato Grosso, Goiás deve receber precipitação entre 20mm e 40mm, o mapa mostra ainda acumulados entre 40mm e 60mm entre Minas Gerais e Bahia. No Tocantins, as chuvas podem chegar a 60mm, enquanto Maranhão e Piauí apresentam condição para chuvas, mas com volumes mais baixos e de forma irregular.
A tendência é que as condições continuem a mesma até, pelo menos, quarta-feira (24). A partir de quinta-feira, dia 25, uma nova frente fria deve avançar para o Sul do Brasil, devolvendo as condições de chuva para o estado gaúcho com previsão de precipitação entre 20mm e 60mm. O sistema deve avançar também para os outros dois estados da região com bons volumes, além do mapa indicar a possível formação de um novo corredor de umidade ainda nesta semana.
Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas:
Últimos três dias
De acordo com dados coletados nas estações meteorológicas do Inmet, os últimos três dias foram marcados por bons volumes de chuva na faixa central do Brasil.
Segundo o mapa, Minas Gerais, norte de São Paulo e parte do Mato Grosso receberam os maiores acumulados, com chuvas entre 40mm e 60mm no período.
Também choveuh no Matopiba, com destaque para o Tocantins que recebeu as chuvas mais abrangentes, com acumulado entre 20mm e 30mm. Também choveu no Maranhão, oeste da Bahia e Piuaí, mas de forma irregular e com volumes mais baixos.
Na região Sul, os maiores acumulados foram observados no centro-leste de Santa Catarina e Paraná, com acumulado entre 20mm e 30mm no período.
Veja o mapa de precipitação acumulada nos últimos três dias:
Plantio da soja em Coqueiros do Sul (RS). Envio de Diênefer Eduarda Scherer
![]()
Foto em Piranga (PR). Envio de Marciano Kerniski
![]()
Soja da fazenda entre rios, variedade Zeus em Mangueirinha (PR). Envio de Mateus Bampi
![]()
Soja BMX Lança em Itaberá (SP). Envio de Aron Cardoso
Envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! Fale com a gente através do WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram @noticiasagricolas ou use a hashtag #imagensdodia
0 comentário
Áreas do Centro-Norte do Brasil seguem com possibilidade de chuvas intensas
Confira q previsão do tempo esta sexta-feira (5) para todo o Brasil
Fenômeno ZCAS se estabelece e traz chuvas intensas para MG, ES e BA nesta quinta-feira
Confira a previsão do tempo esta quinta-feira (4) para todo o Brasil
Alerta vermelho para acumulado de chuvas entre o Espírito Santo, sul da Bahia e parte de Minas Gerais
Chuvas vão se regularizar para soja do Brasil, riscos climáticos diminuem, diz Nottus