Consumo de energia cai 1,3% em novembro no Brasil, diz CCEE
![]()
SÃO PAULO (Reuters) - O consumo de energia elétrica no Brasil recuou 1,3% em novembro ante o mesmo período do ano passado, no segundo recuo mensal consecutivo, somando 64.242 megawatts médios, informou a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) nesta sexta-feira.
A redução é um reflexo da retração de 5,5% no mercado regulado, no qual estão as unidades ligadas à baixa tensão, como as pequenas empresas e residências. Esse segmento utilizou 41.366 MW médios.
O mercado livre, que concentra a demanda de eletrointensivos como a indústria e shoppings centers, demandou 22.876 MW médios, um avanço de 7,2% na comparação anual.
O movimento contínuo de migração entre esses dois ambientes também pode influenciar os dados, explicou a CCEE em nota.
"Se desconsiderarmos os consumidores que se deslocaram entre os mercados nos últimos 12 meses, o consumo no segmento regulado teria retraído em 3,4%. No livre, a alta teria sido mais branda, de cerca de 3%."
O uso de painéis fotovoltaicos instalados em empreendimentos comerciais ou residenciais, conhecidos como geração distribuída (GD), é outro fator que reduz o consumo do mercado regulado, uma vez que esses autoprodutores deixam de demandar parte de sua necessidade energética da rede.
Se não houvesse esse tipo de sistema, o ambiente teria apresentado redução menos intensa, de 4,3%.
(Por Roberto Samora)
0 comentário
STF autoriza cirurgia de Bolsonaro no dia 25 de dezembro
Ações europeias fecham em nova máxima recorde com impulso de Novo Nordisk a setor de saúde
Dólar se firma em baixa ante o real após Bolsonaro cancelar entrevista
Indonésia prevê a assinatura de um acordo tarifário com os EUA em janeiro e afirma que todas as questões foram resolvidas
Confiança do consumidor dos EUA se deteriora em dezembro
Wall St tem pouca movimentação com alta de rendimentos de títulos após dados do PIB