Paraguai "continua firme" ao lado de Taiwan depois de Nicarágua voltar-se à China
ASSUNÇÃO (Reuters) - O Paraguai se mantém resoluto na manutenção de relações diplomáticas com Taiwan, apesar da decisão da Nicarágua de oferecer sua aliança à China, disse o principal conselheiro do presidente do país sul-americano, Mario Abdo, à Reuters nesta sexta-feira.
China e Nicarágua restabeleceram laços diplomáticos nesta sexta-feira depois que o país centro-americano cortou relações com Taiwan, que é reivindicada pela China, fortalecendo Pequim em uma parte do mundo em que os Estados Unidos têm uma influência forte.
"É uma decisão do governo nicaraguense. Nós a respeitamos, mas o Paraguai permanece firme em sua posição de continuar com relações diplomáticas com Taiwan", disse Federico Gonzalez, conselheiro de Abdo, em um comunicado à Reuters.
"Para o Paraguai, isto não muda nada. Nossa posição continua a mesma."
A China aumenta sua pressão militar e política para que Taiwan aceite suas reivindicações de soberania, provocando revolta na ilha de governo democrático, que disse várias vezes que não será assediada e que tem direito de participar da arena internacional.
O rompimento da Nicarágua com Taiwan diminui o conjunto minguante de aliados globais da ilha e cria dúvidas se outros países que mantêm elos diplomáticos com Taiwan poderiam fazer o mesmo.
O Paraguai é o único país sul-americano que mantém laços com Taiwan, um relacionamento que já dura mais de seis décadas. Taiwan financia vários projetos de infraestrutura e de apoio agrícola no aliado e doou suprimentos médicos no começo da pandemia de Covid-19.
0 comentário
Dólar se firma em baixa ante o real após Bolsonaro cancelar entrevista
Indonésia prevê a assinatura de um acordo tarifário com os EUA em janeiro e afirma que todas as questões foram resolvidas
Confiança do consumidor dos EUA se deteriora em dezembro
Wall St tem pouca movimentação com alta de rendimentos de títulos após dados do PIB
Produção manufatureira dos EUA fica inalterada em novembro
Ibovespa tem alta firme após IPCA-15 abaixo do esperado