Campo Mourão/PR alterna meses com falta de chuva e com excesso de precipitações e já começa a espera perdas na soja
Podcast
Campo Mourão/PR alterna meses com falta de chuva e com excesso de precipitações e já começa a espera perdas na soja
![]()
O mês de setembro teve pouca chuva em Campo Mourão no Paraná, o que atrasou o início do plantio da safra de soja 2021/22. Depois disso, outubro teve chuvas acumuladas entre 500 e 750 mm, acima da média, o que também dificultou o avanço do plantio.
Segundo o entreposto da Coamo em Campo Mourão/PR, Roberto Bueno, novembro trouxe a irregularidade de chuvas novamente, com até 100 mm acumulados nas melhores áreas, mas apenas entre 11 e 30 mm em outras.
Bueno destaca que com as previsões de retorno das precipitações nos próximos dias, ainda é possível que muitas lavouras se recuperem, mas já se fala em diminuição do potencial produtivo em até 5% nesta safra de soja e em até 30% para o milho verão.
Confira a entrevista completa com o entreposto da Coamo em Campo Mourão/PR no vídeo.
1 comentário
Soja fecha em baixa na Bolsa de Chicago, enquanto dólar volta a subir frente ao real
Soja tem 6ª feira de movimentos tímidos em Chicago, mas passa a operar em queda
Soja retoma negócios em alta nesta 6ª em Chicago, após rally da véspera de Natal
Safra de soja do Rio Grande do Sul se desenvolve bem, aponta Emater
Retro 2025 - Soja/Cepea: Oferta global recorde derruba preços internos e externos em 2025
Argentina: Processamento de soja caiu em novembro e o mercado começa a sentir a escassez do produto
Jocelis Furman Mato Rico - PR
Paraná sofre com a estiagem em praticamente todas as regiões, ... especialistas dizem em uma Lã Nina de fraca intensidade, mas a realidade é totalmente outra, ... pra quem acompanha o dia a dia da agricultura está percebendo que esse fenômeno está atuando de forma bastante acentuada.
Sem dúvida sr Jocelis estive ontem saindo de Cascavel ate Realeza e o senário depois de capitão e triste de se ver a soja morrendo e o pouco de.milho sendo feito colagem para não perder tudo. Hoje estou indo pro mt e depois de.toledo até Caarapó no ms também e forte a perda no soja, sem dúvidas mais uma.safra com desafios para nós do agro e como sempre não divulgam pra segurar os preços a triste realidade que vivemos no campo para produzir.