Vendas no varejo em novembro sobem 2,1% sobre um ano antes, diz ICVA
![]()
O varejo nacional teve alta modesta nas vendas em novembro sobre um ano antes, após queda em outubro, quando o desempenho interromeu ciclo positivo de seis meses, segundo dados levantados pela empresa de meios de pagamento Cielo e divulgados nesta quarta-feira.
As vendas do comércio varejistas subiram 2,1% em novembro, descontada a inflação, após caírem 0,8% em outubro, segundo o índice ICVA, calculado pela Cielo com base no movimento de suas máquinas de pagamentos usadas por lojas clientes da companhia.
Mas, desconsiderando também efeitos de calendário, as vendas de novembro subiram 1,2% sobre o mesmo período do ano passado.
"Um possível fator que colaborou com o fechamento positivo do índice foi a diluição das vendas relacionadas à Black Friday durante todo o mês de novembro. Isso ficou comprovado porque o crescimento das vendas no final de semana da Black Friday em si foi inferior ao apurado no restante do mês", afirmou a Cielo em comunicado ao mercado.
"Entretanto, apesar do fechamento positivo deste mês, quando descontado o efeito inflacionário no período, o varejo ainda se encontra abaixo do patamar observado no mesmo período em 2019", acrescentou a companhia.
0 comentário
Wall Street avança com rali em setor de tecnologia
Ibovespa fecha em leve queda descolado do exterior
Dólar tem alta firme e se aproxima de R$5,60 com remessas ao exterior
Índice europeu tem pouca variação em início de semana mais curta por feriado
Arrecadação federal soma R$226,8 bi em novembro, interrompe desaceleração e bate recorde no mês
ANP autoriza início da produção na P-78 no campo de Búzios