Plantio do milho no RS avança somente 1% na semana e todas as regiões do estado já tem perdas irreversíveis, aponta Emater
![]()
O plantio do milho verão 2021/22 já chegou aos 91% do total estimado no Rio Grande do Sul, conforme aponta o último Informativo Conjuntural da Emater/RS divulgado nesta quinta-feira (16).
Este índice avança 1 ponto percentual com relação ao registrado até a última semana e fica a frente dos 88% indicados no mesmo período da safra anterior, mas atrás dos 94% da média das últimas cinco safras.
“A semana transcorreu com tempo predominantemente seco, condição que vem se acentuando desde a segunda quinzena de outubro e resultando em efeitos negativos à cultura. Os baixos volumes de chuvas ocorridos em algumas localidades não chegaram a alterar o cenário”, destaca a publicação.
O relatório também aponta que 7% das lavouras já estão em maturação, 33% em enchimento de grãos, 25% em floração e 35% em germinação ou descanso vegetativo.
As perdas de produção já são consolidadas em diversas regionais, de acordo com o levantamento da entidade, com em Caxias do Sul, Ijuí, Santa Rosa, Erechim, Passo Fundo, Frederico Westphalen, Pelotas, Porto Alegre, Soledade, Santa Maria, Santa Rosa, Passo Fundo e Bagé.
Do lado do mercado, o levantamento semanal do preço médio do milho no Rio Grande do Sul apontou que o mercado registrou estabilidade em R$ 81,66. Já em Cruz Alta, o preço do produto disponível teve redução de 1,2% ficando em R$ 85,00.
0 comentário
Futuros do milho recuam em Chicago nesta sexta-feira, mas ainda acumulam ganhos semanais
Safras & Mercado reduz previsão de colheita de milho do Brasil e cita estiagem no RS
Cotações do milho na B3 operam com pequenos ganhos nesta sexta-feira
Futuros do milho abrem pregão desta sexta-feira levemente negativos em Chicago
Em meio a ritmo lento de vendas, B3 fecha quinta-feira com desvalorização do milho
Sinais de demanda forte dão sustentação para os futuros do milho em Chicago nesta quinta-feira