China será capaz de manter crescimento econômico constante, diz autoridade de planejamento estatal
![]()
XANGAI (Reuters) - A China tem confiança, condições e capacidade de manter o crescimento econômico em um nível razoável, disse uma autoridade sênior da agência de planejamento estatal à agência de notícias Xinhua.
A segunda maior economia do mundo enfrenta múltiplos desafios para 2022, em meio a uma contração do setor imobiliário e com restrições rigorosas devido à Covid-19 em algumas regiões, o que prejudica os gastos dos consumidores.
A China deve avaliar o provável impacto das políticas econômicas sobre o crescimento antes da implementação, e "ser prudente" ao adotar aquelas com efeitos contracionistas", disse Ning Jizhe, vice-chefe da Comissão Nacional de Desenvolvimento e reforma, em entrevista publicada nesta quarta-feira.
O país fará com antecedência preparativos para o trabalho econômico do próximo ano, e "buscará estabilizar as operações econômicas no primeiro trimestre, primeiro semestre e mesmo o ano todo".
A China vai ampliar os gastos do governo, fortalecer o suporte à indústria e pequenas empresas e garantir a estabilidade de preços, disse Ning.
0 comentário
Dólar segue perto da estabilidade no Brasil apesar de queda no exterior
Mercado vê Selic a 12,25% em 2026, mostra Focus
Minério de ferro amplia ganhos com oferta restrita da BHP e produção mais firme de ferro-gusa
Confiança do consumidor do Brasil atinge em dezembro nível mais alto em um ano, mostra FGV
China mantém taxas de juros de referência para empréstimos pelo sétimo mês consecutivo
Consumidores do Reino Unido sentem impacto dos aumentos de impostos com desaceleração da economia