Café: Com fundamentos sólidos, arábica sobe mais de 4% na Bolsa de Nova York
![]()
O mercado futuro do café arábica voltou a subir forte no pregão desta terça-feira (4) na Bolsa de Nova York (ICE Future US). No início da tarde as principais referências avançavam mais de 4% no exterior.
Por volta das 12h22 (horário de Brasília), março/22 tinha alta de 990 pontos, valendo 233,15 cents/lbp, maio/22 tinha valorização de 985 pontos, cotado a 233,15 cents/lbp, julho/22 tinha alta de 975 pontos, negociado por 235,65 cents/lbp e setembro/22 tinha alta de 1000 pontos, valendo 231,80 cents/lbp.
Os contratos voltam a subir depois que a Secretaria de Comércio Exterior (Secex) divulgou recuo de 17,2% nos embarques de dezembro. Segundo os dados, o último mês do ano encerrou com embarque de 3,586 milhões de sacas. No ano passado o volume foi de 4,330 milhões no mesmo período.
Também volta a subir após algumas sessões de baixa na Bolsa de Nova York, justificada pela movimentação de fundos se reposicionando na Bolsa. No Brasil, analistas continuam mantendo a projeção de altas para os preços, principalmente pela preocupação com a oferta brasileira em 2022. Nas duas últimas semanas, com as festividades de final de ano, o mercado físico que já apresentava pouca liquidez travou na reta final do ano.
"Continua sendo maior a preocupação com a queda na produção mundial de café e com os entraves logísticos mundiais, que tornam o quadro ainda mais complicado. A irregularidade do clima assusta os cafeicultores, que continuam arredios em vender o que resta de lotes da atual safra 2021/2022", destacou a última análise do Escritório Carvalhaes.
0 comentário
Onda de calor no Brasil consolida ganhos do café arábica no fechamento desta 6ª feira (26)
Após Natal, preços do café arábica trabalham em campo misto em NY nesta 6ª (26)
Mais da metade do café analisado em compras públicas no Paraná apresenta fraude, aponta fiscalização
Dedicação e resiliência: Desafios climáticos não conseguiram abalar a qualidade dos cafés brasileiros
Após fortes oscilações, mercado cafeeiro fecha sessão desta 3ª feira (23) em lados opostos nas bolsas internacionais
Preços do café robusta sobem em Londres na manhã desta 3ª feira (23) diante demora nas vendas no Vietnã