Regras fiscais revisadas da UE devem equilibrar investimento e redução da dívida
![]()
O principal objetivo da revisão das regras fiscais da União Europeia (UE), atualmente em andamento, é equilibrar as grandes necessidades de investimento do bloco de 27 países com um ritmo realista de redução da dívida, disse o ministro das Finanças francês, Bruno Le Maire, nesta terça-feira.
Em pronunciamento após uma reunião de ministros das Finanças da UE que presidiu, Le Maire afirmou que a discussão sobre as mudanças nas regras não está mais entre os campos "austero" e "esbanjador", como durante a crise da dívida soberana há uma década.
"O debate entre austero e menos austero é um debate antigo, fomos além disso", disse Le Maire em entrevista coletiva. "Ninguém diz que precisamos voltar imediatamente para uma disciplina fiscal rígida. É impossível, isso mataria o crescimento", disse ele.
"A discussão genuína passa agora pelo equilíbrio que temos de encontrar entre o investimento e o regresso às finanças públicas saudáveis. Todos queremos ver investimento... todos também queremos reduzir a dívida", afirmou, destacando que não houve divergências sobre o assunto entre a França e a Alemanha.
As regras fiscais, projetadas para limitar os empréstimos do governo para proteger o valor do euro, estão agora sob revisão, porque a pandemia de Covid-19 aumentou tanto a dívida pública da UE que as leis existentes já não podem mais se aplicar.
Le Maire disse que não há debate sobre a necessidade essencial de reduzir a dívida.
"A verdadeira questão é em que ritmo", disse ele, apontando que a pandemia aumentou a diferença entre os níveis de dívida pública entre alguns países do bloco em até 100 pontos percentuais.
0 comentário
UE corre para conquistar apoio da Itália a acordo comercial com Mercosul, diz parlamentar do bloco
Câmara aprova texto-base com regras para IBS previsto na reforma tributária
Relatórios de emprego atrasados dos EUA devem mostrar abrandamento do mercado de trabalho
Zelenskiy diz que Rússia precisa ser responsabilizada por "crime de agressão"
Atividade empresarial da zona do euro termina 2025 mais fraca do que o esperado, mostra PMI
Ações da China atingem mínima de dois meses à medida que dados dos EUA se aproximam