BC do Japão pede atenção a risco de inflação acelerar com aumento nos custos de matéria-prima
![]()
O banco central do Japão precisa estar atento ao risco de a inflação acelerar mais rápido do que o esperado caso os custos das matérias-primas continuem subindo e levando mais empresas a elevar os preços, disse o Banco do Japão em relatório nesta quarta-feira.
Por enquanto, o repasse do aumento dos custos das matérias-primas para os consumidores tem se concentrado em produtos alimentícios e não está se espalhando para uma gama mais ampla de itens, disse o Banco do Japão em uma versão completa de seu relatório trimestral de perspectivas.
"Dito isso, há riscos de alta e baixa em relação à extensão em que os aumentos de custo de matérias-primas serão repassados ao índice de preços ao consumidor", disse o banco central japonês.
Em um resumo do relatório, o banco projeta que o núcleo da inflação ao consumidor atingirá 1,1% no ano que se inicia em abril e no ano seguinte --leitura bem abaixo da sua meta de 2%.
Pesquisas recentes mostraram que as expectativas do empresariado para inflação estão se fortalecendo e mais empresas estão observando alta nos preços dos produtos, de acordo com o documento, acrescentando que a perspectiva para a inflação dependerá de quão tolerantes os consumidores serão com os aumentos de preços.
0 comentário
BC espera desaceleração do crescimento e vê sinais de moderação do mercado de trabalho, diz Guillen
Wall St abre em alta com alívio na inflação; previsão impulsiona Micron
BCE mantém juros e mostra-se mais positivo em relação à economia
Dólar ganha força no Brasil após nova pesquisa eleitoral e relatório do BC
BC projeta PIB mais forte em 2025 e 2026, vê inflação no centro da meta apenas em 2028
Minério de ferro amplia ganhos com melhora das margens do aço e reabastecimento