Ucrânia semeou 150 mil hectares de culturas de primavera até agora, diz vice-ministro
![]()
LVIV, Ucrânia (Reuters) - A Ucrânia semeou os primeiros 150 mil hectares de safras de primavera em meio à invasão russa, que pode reduzir drasticamente a área de plantio, disse o vice-ministro da Agricultura do país nesta sexta-feira.
Taras Vysotskiy disse em comunicado que milho, soja, girassol, milheto, trigo sarraceno, aveia e beterraba estão entre as culturas semeadas.
"Já podemos ver que nas regiões de Kherson, Odesa, Mykolaiv, apesar de tudo, a semeadura começou sob bandeiras ucranianas", disse Vysotskiy.
O ministro da Agricultura da Ucrânia, Roman Leshchenko, que renunciou na quinta-feira por motivos de saúde, disse à Reuters em entrevista nesta semana que a área de semeadura da primavera de 2022 pode cair mais da metade dos níveis de 2021, para cerca de 7 milhões de hectares, contra 15 milhões de hectares esperados antes da invasão russa.
Vysotskiy disse esperar uma diminuição da área semeada com culturas de alta margem --girassol e milho, mas a área semeada com "culturas mais simples na produção, mas importantes em termos de segurança alimentar --ervilha, cevada e aveia aumentará".
(Reportagem de Pavel Polityuk)
0 comentário
Anvisa registra melhor resultado da história no controle de resíduos de defensivos agrícolas em alimentos
Indonésia projeta 15,65 mi quilolitros de biodiesel para 2026, leve alta ante 2025
APTA inaugura Centro de Pecuária Sustentável do Instituto de Zootecnia em São José do Rio Preto
A história de um pioneiro que fez a cerejeira florescer no Brasil
Vendas nominais no varejo devem subir até fevereiro de 2026, aponta IDV
Fundepag incentiva debate e aprofunda conceitos sobre agricultura regenerativa