Sistema do Mapa permite acompanhar a discussão de propostas normativas
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento lançou nesta quarta-feira (30) o Sistema de Gestão de Atos Normativos Agropecuários (MapaLegis). A iniciativa é voltada para a qualidade regulatória, automação dos processos e transformação digital da Pasta.
A partir do MapaLegis, os trâmites burocráticos necessários à edição de uma nova norma serão automatizados conforme um fluxo padronizado de etapas, que se sucedem e complementam.
Para facilitar a interatividade, a ferramenta de consultas online proporcionará que se envie comunicações aos atores participantes do trâmite, de forma a sistematizar as contribuições em cada uma das etapas. De acordo com o coordenador de Qualidade Regulatória do Departamento de Suporte e Normas do Mapa, Carlos Fonseca, o acesso à informação e a promoção da participação social são o foco principal do MapaLegis.
“A transparência não é uma opção, mas uma demanda da sociedade. E o aumento da qualidade normativa passa necessariamente pelo envolvimento dos diversos atores impactados pela atuação regulatória do Mapa, garantindo, assim, maior transparência, governança e previsibilidade quanto ao processo de produção normativa, atualizado conforme o andamento da proposta”, explicou.
O MapaLegis deriva da experiência anterior com o Sistema de Monitoramento de Atos Normativos (SISMAN), piloto implantado na Secretaria de Defesa Agropecuária em 2019. Também participaram do desenvolvimento da ferramenta a Secretaria-Executiva, a Consultoria Jurídica e o Departamento de Tecnologia e Informação do Mapa.
Pesquisa de atos normativos
Também foi apresentado hoje a finalização do Sistema de Atos Normativos (Sisatos), que abriga o acervo completo dos atos, portarias, resoluções e despachos do Ministério. Com a nova ferramenta, o usuário consegue fazer pesquisas intuitivas, rápidas e personalizadas. A busca poderá ser realizada de acordo com o interesse do usuário, utilizando uma ou mais palavras-chaves, expressões, tipo de ato, data, origem ou situação (vigente ou revogado).
Desde o início de 2019, foi feita uma revisão e consolidação dos atos normativos do Mapa, resultando na revisão de mais de 70 mil atos editados desde a criação do órgão, em 1860. Foram revogados aproximadamente 6 mil atos que não tinham mais razão de existir.
Atualmente, o sistema conta com 11.150 atos indexados, sendo que 3721 considerados vigentes e 7429 revogados.
"A gente conseguiu organizar o nosso estoque regulatório, que vai permitir uma consulta e um acompanhamento muito melhor", destacou o consultor jurídico do Mapa, Maximiliano Tamer.
0 comentário
Anvisa registra melhor resultado da história no controle de resíduos de defensivos agrícolas em alimentos
Indonésia projeta 15,65 mi quilolitros de biodiesel para 2026, leve alta ante 2025
APTA inaugura Centro de Pecuária Sustentável do Instituto de Zootecnia em São José do Rio Preto
A história de um pioneiro que fez a cerejeira florescer no Brasil
Vendas nominais no varejo devem subir até fevereiro de 2026, aponta IDV
Fundepag incentiva debate e aprofunda conceitos sobre agricultura regenerativa