Café: campeão brasileiro de torra 2022 é de João Pessoa, Paraíba
Túlio Fernando de Souza, da Nerd Coffee House, de João Pessoa (PB), é o vencedor do 4º Campeonato Brasileiro de Torra. O competidor foi o que se manteve mais fiel à curva planejada, levou o título da competição ao superar outros 22 concorrentes e garantiu sua vaga no World Coffee Roasting Championship, a competição mundial da categoria, que será realizada durante a World of Coffee Milan, entre 23 e 25 de junho, na Itália.
A quarta edição do evento no Brasil, realizada no Torrador Atilla, em Belo Horizonte (MG), integra o cronograma de ações do projeto setorial “Brazil. The Coffee Nation”, desenvolvido pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), e teve como presidente do júri o polonês Lukasz Jura, experto em competições de torra e representante da World Coffee Events (WCE).
"Como representante do mercado de cafés de qualidade no Brasil, desde o conhecimento técnico e científico da matéria-prima até a comercialização com empresas e consumidores finais, vejo com imensa importância o fomento de campeonatos, como os que a BCSA promove, a fim de manter em constante evolução o crescimento da cadeia produtiva nacional”, destaca o campeão.
Souza também considera importante, como caminho para sua constante evolução, a valorização de equipamentos e métodos de torra desenvolvidos no Brasil. “O modelo preditivo de torra de Ensei Neto, do qual sou um fiel adepto, é um exemplo nesse sentido ao usar marcadores sensoriais visuais e olfativos. Conhecer os percursos até chegar a uma xícara de excelência passa pelo conhecimento e pelo domínio técnico dos processos. Conhecer a si mesmo é fundamental, assim também como o entendimento do funcionamento dos equipamentos e utensílios necessários para construir uma jornada de excelência”, explica.
E conclui que a contínua busca por aprendizado é indispensável. “A imersão em vivências de campo e laboratoriais, como também de mercado, são ferramentas imprescindíveis para uma eficiente caminhada em busca de uma eficaz valorização da profissão de torrefador", completa.
O campeonato nacional teve 23 competidores, que tiveram que planejar e elaborar a melhor torra, no software oficial da Cropster Brasil, para o café oficial do campeonato, patrocinado pela Nucoffee.
Eles passaram por três etapas práticas com os torradores Atilla 2Kg e Atilla 5Kg Gold Plus, da anfitriã do evento, e peneiras da empresa Palini Alves: treinos com o café e os equipamentos oficiais para elaborar o plano de trabalho; a classificação física por defeitos e peneira; e o processo de torra.
Após a avaliação do júri, além do campeão Túlio de Souza, o torrefador Raul Felipe Paulino de Souza, da SMC Specialty Coffees, de Guaxupé, no Sul de Minas Gerais, ficou com o segundo lugar, seguido por Donieverson dos Santos, da Bourbon Specialty Coffees, de Poços de Caldas, também no sul mineiro, que fechou o pódio.
0 comentário
Café fecha de lado para os futuros do robusta na Bolsa de Londres nesta 2ª
Café robusta segue operando com estabilidade em Londres nesta tarde de 2ª feira
Muito além da commodity: Rastreabilidade e Indicações Geográficas elevam a qualidade e valorização do café do BR
Café: Robusta opera em campo misto na Bolsa de Londres nesta 2ª feira
Exportações de café pelo Espírito Santo recuam 25% em janeiro
Café: Aumento de posições compradas consolida ganhos moderados no fechamento desta 6ª feira (13)