Moraes é eleito para novo biênio no TSE
![]()
Por Ricardo Brito
BRASÍLIA (Reuters) - O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes foi eleito nesta quarta-feira pelo pares para mais dois anos como magistrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), corte que a partir de agosto e durante o período das eleições presidenciais irá presidir.
O mandato do primeiro biênio de Moraes no TSE se encerraria nesta quinta-feira e, como é praxe, o Supremo fez uma votação para que ele ficasse até junho de 2024 na corte eleitoral.
O ministro recebeu 10 votos na abertura da sessão do STF -- o outro voto foi para Cármen Lúcia porque a tradição é de o indicado não votar em si mesmo. O presidente do Supremo, Luiz Fux, declarou-o reconduzido ao TSE.
"Presidente, só para agradecer novamente a confiança dos meus pares para poder iniciar esse segundo biênio sob a presidência do ministro Luiz Edson Fachin para que nós possamos continuar preparar as eleições do segundo semestre como sempre fez a Justiça Eleitoral, eleições tranquilas, limpas e transparentes e, como diz o nosso presidente do TSE, paz e segurança nas urnas e nas eleições", disse Moraes, em rápida declaração.
Moraes, que também conduz investigações sensíveis contra o presidente Jair Bolsonaro, é o principal alvo de ataques do presidente. Bolsonaro já o chamou de canalha e chegou a insinuar que poderia não cumprir uma ordem judicial dada por ele.
Bolsonaro levanta suspeitas frequentes e sem fundamentos contra o sistema eletrônico de votação e recentemente se recusou a responder se aceitaria uma eventual derrota no pleito de outubro, quando tentará a reeleição. Pesquisas eleitorais o colocam na segunda posição na preferência do eleitor, atrás do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva que, segundo alguns levantamentos têm apontado, pode vencer a disputa em primeiro turno.
0 comentário
Arrecadação federal soma R$226,8 bi em novembro, interrompe desaceleração e bate recorde no mês
ANP autoriza início da produção na P-78 no campo de Búzios
Wall Street sobe com recuperação do setor de tecnologia
Economia da China cresceu abaixo de 3% em 2025, metade da meta oficial, diz Rhodium Group
Brasil teve 2025 marcado pelo choque de juros, atenção às contas públicas e apoio fundamental do agro
Dados do FMI mostram estabilização de fatia do dólar nas reservas globais