Aneel aprova reajuste tarifário médio de 12,04% para Enel São Paulo em 2022
![]()
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta terça-feira o reajuste anual das tarifas da distribuidora Enel São Paulo.
O efeito médio é de 12,04% para os consumidores, sendo 18,03% para os consumidores ligados na alta tensão e de 10,15% para os de baixa tensão.
Os novos valores passam a vigorar a partir de 4 de julho.
O aumento das tarifas da distribuidora paulista para 2022 foi mitigado por medidas recentemente aprovadas pela agência reguladora, governo federal e poder Legislativo, destacou o diretor da Aneel que relatou o processo, Hélvio Guerra.
Segundo ele, o aporte de 5 bilhões de reais da Eletrobras para modicidade tarifária neste ano permitiu uma redução de 2,84 pontos percentuais no reajuste da Enel São Paulo.
Já a devolução, aos consumidores, de créditos tributários referentes à retirada do ICMS da base de cálculo de PIS/Cofins reduziu o reajuste da distribuidora em mais 8,70 pontos percentuais.
Guerra ressaltou ainda que a perspectiva é de mais alívio nas contas de luz com a redução das alíquotas de ICMS cobradas sobre energia elétrica, na esteira da lei sancionada na semana passada. Segundo ele, no caso da Enel São Paulo, a medida poderia trazer um efeito médio de redução de 10,4%.
"O que reforça que estamos indo no caminho correto, mas isso só será percebido pelos consumidores quando do recebimento da conta pelas distribuidoras estaduais", disse Guerra, em referência à redução das alíquotas de ICMS.
0 comentário
Ibovespa ensaia melhora após decisão sobre tarifas nos EUA
Taxas dos DIs passam a ceder após Suprema Corte dos EUA derrubar tarifas de Trump
Dólar amplia perdas ante o real após decisão sobre tarifas na Suprema Corte dos EUA
Portos argentinos de grãos operam normalmente após fim da greve
Wall Street abre em baixa após dados econômicos
Ibovespa recua com ajustes e dados dos EUA no radar