Economia prepara simplificação de emissão de debêntures, diz secretário
![]()
O Brasil planeja simplificar os procedimentos de emissão de títulos privados para estimular a captação de recursos no mercado de capitais, bem como uma medida para aprimorar a segurança jurídica de contratos internacionais, disse um funcionário do Ministério da Economia à Reuters.
O secretário de Política Econômica, Pedro Calhman, afirmou na terça-feira que esses projetos estão entre vários em andamento em sua secretaria para melhorar a segurança jurídica e reduzir a conhecida burocracia no país.
Uma possível nova medida para aprimorar o arcabouço legal dos contratos "deve favorecer tanto o investimento internacional, como o acesso das empresas brasileiras ao mercado internacional", disse ele, sem dar mais detalhes.
Outras medidas para aumentar a aplicação de garantias em empréstimos, abrindo caminho para financiamentos mais baratos, e transformar dívidas em ativos negociáveis foram enviadas ao Congresso e devem ser aprovadas antes da eleição presidencial de outubro, disse Calhman, em referência a projetos como os novos marcos legais de garantia e de securitização.
Na mesma entrevista, Daniel Reiss, subsecretário de política microeconômica no Ministério da Economia, destacou que as medidas fazem parte dos esforços para aumentar o crescimento econômico por meio de maior produtividade.
"São bem pequenininhas, as vezes não são percebidas, mas de fato o impacto agregado delas é o que é importante", disse ele.
0 comentário
Ibovespa recua com ajustes e dados dos EUA no radar
Dólar tem viés de baixa com mercado à espera de dados dos EUA
UE deve estar pronta para colocar em vigor acordo com Mercosul a despeito de resistências, diz chefe de comércio
Crescimento econômico dos EUA deve ter desacelerado para ritmo ainda forte no 4º trimestre
Atividade empresarial na zona do euro melhorou em fevereiro com recuperação da indústria, mostra PMI
Nikkei cai com tensões entre EUA e Irã inquietando investidores