Rússia diz que suas forças agora têm controle total sobre a região ucraniana de Luhansk
![]()
Por Tom Balmforth e Max Hunder e Simon Lewis
KIEV/KOSTYANTYNIVKA, Ucrânia (Reuters) - A Rússia disse neste domingo que suas forças haviam assumido o controle da região de Luhansk, leste da Ucrânia, depois de capturar Lysychansk, último reduto ucraniano.
Kiev disse que a teve que se retirar de Lysychansk para salvar as vidas de suas tropas.
O controle da região, um objetivo de guerra para a Rússia que é uma vitória política para o Kremlin após semanas de avanços lentos e muda o foco para a vizinha região de Donetsk, onde a Ucrânia ainda controla um território substancial.
Desde que abandonou o ataque à capital ucraniana Kiev, a Rússia concentrou sua campanha militar em Donbas, que inclui Luhansk e Donetsk. Os representantes separatistas apoiados por Moscou têm lutado lá desde a primeira intervenção militar russa na Ucrânia em 2014.
O ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu, informou ao presidente Vladimir Putin que Luhansk havia sido "libertada", disse o Ministério da Defesa, depois de a Rússia ter dito mais cedo que suas forças haviam capturado vilas ao redor de Lysychansk e cercado a cidade.
O ministro disse que as forças russas e seus aliados na área haviam "obtido o controle total sobre a cidade de Lysychansk".
O comando militar da Ucrânia disse que suas forças foram forçadas a recuar da cidade.
"A continuidade da defesa da cidade levaria a consequências fatais. Para preservar as vidas dos defensores ucranianos, foi tomada a decisão de retirada", disse o comando em comunicado nas mídias sociais.
As autoridades ucranianas, que dizem que as referências a "libertar" o território ucraniano são propaganda de guerra russa, relataram intensa artilharia em áreas residenciais.
"As forças ucranianas provavelmente conduziram uma retirada deliberada de Lysychansk, resultando na apreensão russa da cidade em 2 de julho", escreveram analistas do Instituto para o Estudo da Guerra, sediado em Washington, em uma nota.
Eles basearam sua avaliação em imagens mostrando as forças russas caminhando casualmente nos bairros do norte e leste de Lysychansk, dizendo que isso sugeria que poucas ou nenhuma força ucraniana permanecia. Eles disseram que as filmagens incluíam imagens postadas nas mídias sociais e geolocadas para confirmar onde foram filmadas.
A oeste de Lysychansk, a cidade ucraniana de Sloviansk foi atingida por poderosos bombardeios de vários lançadores de foguetes no domingo e muitas pessoas foram mortas e feridas, disse o prefeito da cidade, Vadim Lyakh.
0 comentário
Crescimento econômico dos EUA deve ter desacelerado para ritmo ainda forte no 4º trimestre
Atividade empresarial na zona do euro melhorou em fevereiro com recuperação da indústria, mostra PMI
Nikkei cai com tensões entre EUA e Irã inquietando investidores
Câmara dos Deputados da Argentina aprova reforma trabalhista antes de votação final no Senado
Wall Street encerra em baixa com queda da Nvidia e de ações de private equity
Ibovespa avança mais de 1% com Axia e Petrobras em destaque