Moscou culpa ataque ucraniano com mísseis por mortes em cidade do sul da Rússia
![]()
(Reuters) - Pelo menos três pessoas morreram e dezenas de prédios residenciais foram danificados na cidade russa de Belgorod, perto da fronteira com a Ucrânia, disse o governador da região, no que Moscou alega ter sido um ataque com mísseis ucranianos.
Pelo menos 11 prédios de apartamentos e 39 casas particulares foram danificadas, incluindo cinco destruídas, postou o governador Vyacheslav Gladkov no aplicativo de mensagens Telegram.
"Enfatizo que este ataque com mísseis foi planejado intencionalmente e foi lançado contra a população civil das cidades russas", disse o porta-voz do Ministério da Defesa russo, Igor Konashenkov.
Não houve comentários imediatos por parte da Ucrânia.
Konashenkov disse que as defesas aéreas russas destruíram três mísseis Tochka-U, mas fragmentos de um deles caíram em prédios residenciais. Ele disse que também destruíram drones ucranianos carregados de explosivos que se aproximavam de Kursk, outra cidade no sul da Rússia.
A Reuters não conseguiu confirmar de forma independente as alegações.
Desde que a Rússia invadiu a Ucrânia em 24 de fevereiro tem havido numerosos relatos de ataque a Belgorod e outras regiões na fronteira com a Ucrânia, com Moscou acusando Kiev de realizar os ataques.
A Ucrânia não assume a responsabilidade, mas descreveu os incidentes em lojas de armas e outros locais como "carma" pela invasão russa.
(Reportagem de Lidia Kelly em Melbourne)
0 comentário
Crescimento econômico dos EUA deve ter desacelerado para ritmo ainda forte no 4º trimestre
Atividade empresarial na zona do euro melhorou em fevereiro com recuperação da indústria, mostra PMI
Nikkei cai com tensões entre EUA e Irã inquietando investidores
Câmara dos Deputados da Argentina aprova reforma trabalhista antes de votação final no Senado
Wall Street encerra em baixa com queda da Nvidia e de ações de private equity
Ibovespa avança mais de 1% com Axia e Petrobras em destaque