Bioinsumos próprios geram sustentabilidade e regeneração do solo na Bom Futuro

Publicado em 04/07/2022 15:29
Biofábrica localizada em Campo Verde já atende área de agricultura da gigante empresa mato-grossense

A Bom Futuro produz seus próprios insumos biológicos e os utiliza em suas fazendas nas áreas de agricultura em Mato Grosso. A biofábrica Bom Futuro está localizada na fazenda Fartura, em Campo Verde, e tem capacidade de produção de 800 mil litros de bioinsumos, atualmente fabricando 280 mil litros por safra, entre nematicidas, bioinseticidas, bioestimuladores e ativadores de solo.

Além de bioinsumos de produção própria, a empresa também utiliza produtos comprados de terceiros para atender a demanda de parte da área cultivada com soja, milho e algodão.

A constatação de uma área muito fértil, mas improdutiva para o algodão por causa da infestação de nematóides fez com que os técnicos buscassem um produto biológico para o solo. “O tratamento é feito por muitos anos, não é do dia para a noite com rotação de cultura, é com aplicação de produto biológico”, explica Olimar Antônio Gottems, gerente regional de Operações de Campo Verde.

“A redução do defensivo químico nas lavouras é uma consequência do manejo, não um objetivo. Com a produção de biológicos, são atendidos três pilares: vamos produzir alimentos mais saudáveis, há a diminuição de ocorrência de pragas e doenças nas lavouras dando equilíbrio e sustentação ao sistema de produção” explica Nahzir Okde Jr., gerente administrativo de parcerias agrícolas da Bom Futuro.

De acordo com Sávio dos Santos Lopes, gerente de produção responsável pela biofábrica, o biológico é uma ferramenta de manejo que veio para agregar. “Sem dúvida, os biológicos têm contribuído para o incremento de produtividade e sustentabilidade da produção agrícola”, afirma.

Não é possível pensar na produção agrícola sem pensar em sustentabilidade ambiental. “Há muitos avanços e investimentos em pesquisas e práticas relacionadas à agricultura regenerativa, por meio de bioinsumos, voltados ao uso racional e à redução do uso de defensivos químicos. O uso de biológicos tem sido uma grande ferramenta de integração no manejo e controle de pragas e doenças na agricultura brasileira”, afirma Elaine Lourenço, gerente ambiental da Bom Futuro.

A fabricação própria de bioinsumos gera economia significativa nas aplicações de inseticidas para controle de mosca branca, cigarrinha do milho e cigarrinha da pastagem. “Não vejo a agricultura só com biológico, por enquanto, ainda precisamos do químico. Mas unindo os dois dá pra economizar e preservar mais o solo”, afirma o gerente Olimar.

Porém, os benefícios para a empresa vão além dos financeiros. “Estamos falando de um leque abrangente de microrganismos benéficos à agricultura e que, consequentemente, trarão estabilidade ao solo, regeneração, repovoamento de biota. Isso é difícil de valorar, mas é palpável de forma muito positiva com o aumento de produtividade”, afirma Nahzir Okde Jr.

A biofábrica da Bom Futuro começou a ser construída em 2019 com o objetivo de encontrar meios viáveis economicamente e sustentáveis para a produção agrícola da empresa. Com toda a documentação em órgãos competentes aprovada, a empresa iniciou a utilização em fazendas de Campo Verde.

Atualmente, todas as unidades da Bom Futuro utilizam bioinsumos, mas a grande abrangência está nas fazendas da região de Campo Verde porque a legislação permite a modalidade “on farm”, ou seja, para ser utilizado na fazenda onde é produzido. Nas demais fazendas, é utilizado o bacillus thurigiensis, já registrado para todo o estado, e biológicos terceirizados.

A empresa fez aquisições de microrganismos dentro das coleções públicas, como bacillus thurigiensis, beauveria bassiana, metarhizium e trichoderma. “A Bom Futuro começou a formular e registrar produtos com esses microrganismos, recolhendo taxa tecnológica sobre patente e tudo o mais que é exigido pela legislação”, explica Nahzir Okde Junior.

Aguarda homologação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) o produto da beauveria bassiana, e, na última semana, foram registrados protocolos de mais dois produtos: metarhizium Bom Futuro e Bovi-meta Bom Futuro, mistura de metarhizium e beauveria bassiana.

Há ainda a busca por parcerias para acesso a microrganismos privados, como com a Agrivalle e Instituto Mato-grossense de Algodão (IMA) na transferência de tecnologia, estudo e pesquisas referente aos insumos biológicos.

Com o crescimento da demanda, houve necessidade de melhorar as equipes. “Tivemos um incremento no corpo técnico, com especialistas como biólogos, engenheiros químicos, engenheiros agrônomos”, conta Sávio dos Santos Lopes, engenheiro agrônomo e gerente da Bom Futuro.

As ações da empresa mostram que as práticas agrícolas são sustentáveis. “Não é possível pensar na produção agrícola sem cuidar do solo, da água e da biodiversidade, que são requisitos fundamentais para um excelente desempenho na produção de alimentos”, afirma Elaine Lourenço, gerente ambiental da Bom Futuro.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Assessoria de Comunicação

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário