TCU abre apuração para avaliar abuso de poder em PEC dos Benefícios
![]()
Por Ricardo Brito
BRASÍLIA (Reuters) - O Tribunal de Contas da União (TCU) determinou a abertura de uma apuração para avaliar se houve abuso de poder político e/ou econômico sobre a PEC dos Benefícios, iniciativa que cria e amplia uma série de benefícios sociais ou programas a menos de três meses das eleições gerais.
O pedido de investigação foi feito pelo procurador Lucas Furtado, do Ministério Público junto ao TCU, e a apuração será conduzida pelo ministro Aroldo Cedraz.
Para Furtado, a criação de um estado de emergência é um "subterfúgio" para o governo ampliar programas sociais e se "esquivar das amarras da lei eleitoral".
"Concordo que a situação da população brasileira seja digna de atenção e que os benefícios buscados pela PEC são importantes para grande parte da população. Mas a questão é, por que esperar às vésperas das eleições para que o governo buscasse aplacar o sofrimento da população que só aumentou durante a atual gestão presidencial?", questionou o procurador.
O representante do MP junto ao TCU disse considerar a Proposta de Emenda à Constituição "flagrantemente inconstitucional" e defende que o TCU examine a compatibilidade dos atos da gestão com o teto de gastos e a Lei de Responsabilidade Fiscal.
Entre os pedidos do procurador, ele quer que o governo realize estudos e divulgue quantas pessoas ou famílias serão beneficiadas pelo programas de modo que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) possa avaliar se houve eventual abuso de poder político e/ou econômico nas eleições.
Procurada, a Advocacia-Geral da União não respondeu de imediato a pedido de comentário.
A PEC, que já passou pelo Senado e está na Câmara, prevê um reajuste do Auxílio Brasil em 200 reais, além de aumentar o Auxílio Gás para valor equivalente a 1 botijão de gás por bimestre, e não mais meio botijão. Também prevê um auxílio a transportadores autônomos de carga (TAC) de 1.000 reais por mês e auxílio a taxistas, a ser regulamentado pelo Poder Executivo.
1 comentário
Crescimento econômico dos EUA deve ter desacelerado para ritmo ainda forte no 4º trimestre
Atividade empresarial na zona do euro melhorou em fevereiro com recuperação da indústria, mostra PMI
Nikkei cai com tensões entre EUA e Irã inquietando investidores
Câmara dos Deputados da Argentina aprova reforma trabalhista antes de votação final no Senado
Wall Street encerra em baixa com queda da Nvidia e de ações de private equity
Ibovespa avança mais de 1% com Axia e Petrobras em destaque
Adilson Garcia Miranda São Paulo - SP
Eu penso, que não é competência do TCU e nem do TSE, avaliar, se houve abuso, na PEC dos Benefícios. A CONSTITUIÇÃO determina que.. Só o Legislativo, tem atribuição de Legislar. Mas em caso de dúvidas, eles podem se aconselhar, com o Poder Moderador.
"O TRABALHO DIGNIFICA O SER HUMANO" ...
POR ISSO QUE VEMOS VERMES QUE SEMPRE DEFENDEM O NÃO TRABALHO !!! ... VERMES NÃO SÃO HUMANOS !!!
Sr. ADILSON GARCIA MIRANDA ... Por acaso o Sr. sabe quem é o atual presidente do TCU?
RESPONDO: É ANA ARRAES. Ela foi indicada ao TCU por uma ex-guerrilheira Dilma Roussef. Lembra-se dela?
Nós conseguimos retirá-la da vida pública mas, ela nos deixou uma "herança maldita" ... Ela e seus "cumpanheros" aparelharam a máquina pública em todos os níveis da administração.
Não vai ser fácil conviver com tantos "cumpanheros" trabalhando para saquear o Brasil !!!
Devemos nestas eleições mostrar quem são os parasitas do povo brasileiro e extirpá-los da vida pública ...
Muito obrigado pela informação. Agora entendi por que o TCU, não fez muitas ressalvas, na época do Mensalão, e Petrolão. E agora, está preocupadíssimo, com o dinheiro público.
E o sobrenome ARRAES é sinônimo de "COMUNISMO" .... Lembra-se de Miguel Arraes fundador do Partido Comunista Brasileiro (PCB) que depois passou a ser denominado Partido Comunista do Brasil (PCdoB) do qual aquela deputada Jandira Fegali é um bom exemplo.
A derrubada do veto presidencial, que vetava o repasse de SETE BILHÕES aos mamadores culturais. Ela aparece dando um beijo no avatar de Renan Calheiros do Senado... Sim, Rodrigo Pacheco é um avatar "Xing ling" do Renanzinho ex-presidente do Senado e é o campeão de processos a serem julgados no STF ... É DONO DE UMA CAPIVARA DE FAZER INVEJA ATÉ EM MARCOLA DO PCC !!!
NÃO VAI PARA A CADEIA ... NUNCA !!!