Ministros da zona do euro devem focar inflação e piora das perspectivas econômicas
![]()
Os ministros das Finanças da zona do euro deverão indicar nesta segunda-feira que combate à inflação é a prioridade atual apesar do enfraquecimento da expansão do bloco, disseram as autoridades, que serão informados sobre a deterioração das perspectivas econômicas.
Em uma reunião mensal regular de ministros, a comissão executiva da UE deve fornecer uma atualização de suas previsões econômicas, mostrando crescimento mais lento e inflação mais alta, disseram as autoridades.
Os ministros se concentrarão no combate à inflação, indicando a disposição de se afastarem ainda mais do estímulo econômico maciço oferecido durante a fase aguda da pandemia de Covid-19.
De acordo com uma autoridades, deve ser reconhecido que "nos afastamos da necessidade de ajudar a economia", ecoando recomendação de "uma política fiscal moderadamente restritiva" no próximo ano emitida em junho pelo Conselho Fiscal Europeu, um órgão consultivo.
O conselho, cuja recomendação será discutida pelos ministros nesta segunda-feira, pediu prudência fiscal especialmente para países com alto endividamento, como Itália, Grécia ou França.
0 comentário
Wall St se mantém perto de picos recordes em sessão pós-Natal
Zelenskiy diz que se reunirá com Trump no domingo para discutir território e garantias
Ibovespa abre em leve queda com política no radar em dia de baixa liquidez
BC da China promete política macroeconômica mais proativa e liquidez ampla
Dólar avança ante o real após Bolsonaro confirmar apoio à candidatura de Flávio
China impõe sanções a empresas de defesa e indivíduos dos EUA por venda de armas a Taiwan