Ureia deve apresentar queda, mesmo com a alta nos preços do gás natural
No processo de produção dos fertilizantes nitrogenados, o gás natural é matéria-prima fundamental para a amônia, que por sua vez dá origem à ureia, havendo assim uma grande correlação entre os preços do combustível e do fertilizante. Com a guerra contra a Ucrânia, a Rússia, responsável pelo fornecimento de cerca de 40% do gás consumido na Europa, restringiu a fluxo para o continente, o que conduziu para novas altas dos preços internacionais no curto prazo, ultrapassando as máximas históricas. Com isso, um alerta se acendeu nos países dependentes da fonte energética, assim como para produtores de nitrogenados.
Agravando ainda mais a situação, nas últimas semanas, após o anúncio de uma parada para manutenção na turbina do importante gasoduto Nord Stream-1, que escoa o gás para a Europa, o mercado de nitrogenados respondeu rapidamente, refletindo no aumento dos preços da ureia. Com o risco na interrupção do fornecimento da matéria-prima, os países europeus migraram sua demanda para o norte da África, que repassaram o aumento da demanda e os preços elevados do gás natural para os consumidores. Assim, a ureia apresentou altas no mercado internacional ao longo de duas semanas.
Contudo, com a volatilidade do mercado de fertilizantes, a ureia ainda pode apresentar queda, influenciada pela sua alta oferta e baixa demanda sazonal, fatores que não são sustentados pelos altos valores do gás natural. Assim como ocorrido na última semana, quando Índia lançou um leilão para compra de 500 mil toneladas de ureia, abaixo dos 1,5 milhões esperados. As ofertas recebidas ficaram entre 517 e 600 USD/t, demonstrando queda nos preços ocasionada pela sinalização de baixa demanda de um dos maiores consumidores do mundo.
Embora seja um fator que influencie na alta dos fertilizantes nitrogenados, os conflitos geopolíticos que causam oscilações no preço do gás natural não devem reverter o período de baixa dos fertilizantes. Isso porque, após o longo período de alta do setor que tornou a relação de troca desfavorável entre as commodities agrícolas e os insumos, a demanda deve ser abaixo do esperado, pressionando os preços.
0 comentário
Taxas dos DIs têm altas firmes com "fator Flávio" pressionando o mercado
Conversa de Cerca #183 - Atenção, produtor! O cenário fitossanitário do milho começa na soja
Ricardo Nicodemos e diretoria são reconduzidos à liderança da ABMRA para o biênio 2026/27
Leilão de bubalinos consolida preços em alta e atrai novos criadores no Rio Grande do Sul
Exportações de panetone alcançam US$ 20,6 milhões até novembro, afirma Abimapi
Cotada a R$ 6,08/kg, menor preço da safra 2025, ameixa Rubi Mel é o destaque da semana (15 a 19/12) no atacado da CEAGESP