Minério de ferro recua após China indicar continuidade da política de zero Covid
![]()
Os contratos futuros de minério de ferro registraram perdas nesta sexta-feira, já que a China indicou que controlar os surtos de Covid-19 ainda era uma prioridade, embora no acumulado da semana o ingrediente siderúrgico permanecido no caminho para a maior alta desde março.
O contrato de minério de ferro mais negociado em setembro na Bolsa de Cingapura caiu 3,7%, a 114,30 dólares a tonelada, após ter atingido na sessão anterior seu maior nível desde 30 de junho, a 119,90 dólares.
Na bolsa de commodities de Dalian da China, o minério de ferro em setembro encerrou as negociações em alta de 1,8%, a 782 iuanes (116,11 dólares) a tonelada, abaixo do pico de quatro semanas de quinta-feira, de 798,50 iuanes.
A China está aderindo à sua política "dinâmica zero-Covid", disse a mídia estatal após uma reunião do Partido Comunista na quinta-feira.
"Parece-nos que qualquer mudança na política de zero Covid só acontecerá quando as autoridades estiverem convencidas de que as mutações são menos virulentas e as vacinas/medicamentos são comprovadamente mais eficazes. É improvável que aconteçam no curto prazo", disseram analistas do ANZ em nota.
Os mercados de minério de ferro e aço sofreram perdas no segundo trimestre, uma vez que os lockdowns da Covid-19 na China reduziram a demanda no maior produtor e consumidor de aço do mundo.
Mas o minério de ferro se recuperou esta semana, com o material com teor de 62% ganhando cerca de 15% no mercado spot na quinta-feira, a 117,50 dólares por tonelada, em resposta à ampliação das margens do aço e otimismo sobre as perspectivas de demanda nos próximos meses. Já na sexta-feira, a cotação baixou 0,50 dólar, a 117 dólares.
0 comentário
Wall Street cai conforme nervosismo sobre financiamento de IA pressiona ações de tecnologia
Ibovespa fecha em queda com nova correção tendo juros e eleição no radar
Dólar sobe pela quarta sessão e supera R$5,50 sob influência do cenário eleitoral
Índice STOXX 600 fecha estável com persistência de preocupações sobre valuations de tecnologia
STF forma maioria contra marco temporal para demarcação de terras indígenas
Brasil tem fluxo cambial positivo de US$3,108 bi em dezembro até dia 12, diz BC