China marca semana com boas compras de soja no BR e nos EUA com cerca de 20 barcos negociados
![]()
O USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) informou vendas de soja para a China e destinos não revelados nesta sexta-feira (5). Foram 132 mil toneladas para cada um dos destinos e o volume é todo da safra 2022/23. As vendas feitas no mesmo dia, para o mesmo destino e com volume igual ou superior a 100 mil toneladas devem sempre ser informadas ao departamento americano.
As vendas acontecem mesmo diante de todas as especulações do mercado sobre as relações comerciais - políticas, militares, diplomáticas e de todas as demais naturezas - entre China e Estados Unidos estarem ainda mais estremecidas desde a visita nesta semana de Nancy Pelosi, presidente da Câmara dos Deputados dos EUA, a Taiwan.
"Nessa semana se fala em mais de 20 navios negociados para China entre Brasil e os EUA. Grande parte das vendas foram concentradas para setembro do Brasil. Traders comentaram sobre 4 navios do PNW e 4 do Golfo, afastando os piores temores de que a China poderia reduzir as compras após uma semana de rápida escala das tensões envolvendo Taiwan. O Brasil já não é a origem mais barata posto China para embarque setembro e outubro", explicou o analista de mercado Eduardo Vanin, da Agrinvest Commodities.
E a oferta brasileira já não é a mais barata neste momento também em função de um menor volume que ainda poderia ser exportado depois da quebra severa registrada na safra 2021/22. De acordo com o analista, o Brasil teria algo entre 10 e 11 milhões de toneladas, contra 16 milhões de toneladas que foram embarcadas no mesmo período do ano passado.
Assim, somente nesta quinta-feira (5), os traders comentaram sobre vendas de oito barcos de soja dos EUA para os chineses, já que para setembro e outubro o valor da oleaginosa CFR - custo e frete - China o produto americano é mais competitivo.
1 comentário
Soja fecha em baixa na Bolsa de Chicago, enquanto dólar volta a subir frente ao real
Soja tem 6ª feira de movimentos tímidos em Chicago, mas passa a operar em queda
Soja retoma negócios em alta nesta 6ª em Chicago, após rally da véspera de Natal
Safra de soja do Rio Grande do Sul se desenvolve bem, aponta Emater
Retro 2025 - Soja/Cepea: Oferta global recorde derruba preços internos e externos em 2025
Argentina: Processamento de soja caiu em novembro e o mercado começa a sentir a escassez do produto
Alvaro Andrade Biollo Maringa - PR
A reportagem sobre a exportação de soja fala sobre a quebra severa no Brasil na safra 21-22 entretanto vcs mesmos dizem que a safra foi recorde!!!!!?!!