Preços ao consumidor nos EUA ficam inalterados em julho
![]()
(Reuters) - Os preços ao consumidor nos Estados Unidos ficaram inalterados em julho devido a uma queda acentuada no custo da gasolina, proporcionando o primeiro sinal notável de alívio para os bolsos dos norte-americanos, que viram a inflação disparar nos últimos dois anos.
O índice de preços ao consumidor (IPC) permaneceu inalterado no mês passado após avançar 1,3% em junho, disse o Departamento do Trabalho disse nesta quarta-feira. O relatório, no entanto, mostrou que as pressões inflacionárias subjacentes permanecem elevadas enquanto o Federal Reserve pondera se deve ou não adotar outro aumento alto dos juros em setembro.
Economistas consultados pela Reuters projetavam aumento de 0,2% do índice em julho na esteira de queda de cerca de 20% no custo da gasolina. Os preços nas bombas dispararam na primeira metade do ano devido à guerra na Ucrânia, atingindo picos recordes de 5 dólares por galão em meados de junho, de acordo com dados da Associação Automobilística Americana (AAA).
Mas o Fed indicou que precisa ver vários meses de arrefecimento do crescimento dos preços antes de parar sua batalha contra a inflação --atualmente a mais alta em 40 anos.
Os preços ao consumidor têm subido devido a vários fatores, incluindo gargalos nas cadeias de suprimentos globais, estímulos fiscais maciços dos governos no início da pandemia de Covid-19 e a guerra da Rússia na Ucrânia.
Os alimentos são um dos componentes do índice que permaneceram elevados em julho, com alta de 1,1%, de 1,0% em junho.
Nos 12 meses até julho, os preços ao consumidor aumentaram 8,5%, abaixo do esperado, após taxa de 9,1% em junho. As pressões do núcleo da inflação, que exclui os componentes voláteis de alimentos e energia, também mostraram alguns sinais encorajadores.
O núcleo do índice subiu 0,3% em julho depois de alta de 0,7% em junho, mas aumentou 5,9% nos 12 meses até julho, o mesmo ritmo que em junho.
(Reportagem de Lindsay Dunsmuir)
0 comentário
Wall Street cai conforme nervosismo sobre financiamento de IA pressiona ações de tecnologia
Ibovespa fecha em queda com nova correção tendo juros e eleição no radar
Dólar sobe pela quarta sessão e supera R$5,50 sob influência do cenário eleitoral
Índice STOXX 600 fecha estável com persistência de preocupações sobre valuations de tecnologia
STF forma maioria contra marco temporal para demarcação de terras indígenas
Brasil tem fluxo cambial positivo de US$3,108 bi em dezembro até dia 12, diz BC