Na Reuters: Pacheco afirma que excessos no 7 de Setembro serão contidos por forças de segurança
![]()
Por Maria Carolina Marcello
BRASÍLIA (Reuters) - O presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), defendeu nesta segunda-feira que as instituições estejam preparadas para "eventuais excessos" que ocorram durante as comemoração do 7 de Setembro, mas ressaltou que as forças de segurança estarão prontas para conter atitudes que não sejam democráticas e republicanas.
"O que nós esperamos é que haja manifestações ordeiras, pacíficas, legítimas, respeitamos tudo isso. E naturalmente que as questões de segurança, em razão dos excessos que possam acontecer por grupos, que não tenho dúvida, minoritários, isso é papel das forças de segurança de cada um dos Estados através de suas polícias, com a força de segurança própria para poder inibir qualquer tipo de atitude que não seja democrática, que não seja republicana, que seja contrária ao que deve ser a natureza do 7 de Setembro", disse Pacheco a jornalistas após reunião com o novo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes.
As comemorações do bicentenário da independência do Brasil têm causado certa apreensão por temores de que solenidades cívico-militares possam se transformar em manifestações mais tumultuadas ou violentas, na esteira de tentativas do presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL) de levar apoiadores às ruas e utilizar a data para vincular as Forças Armadas à sua campanha.
Pacheco disse acreditar que as instituições brasileiras terão força não apenas para assegurar a tranquilidade no 7 de Setembro, mas também um processo eleitoral, em outubro, dentro da normalidade. Pacheco avaliou que o resultado das urnas será respeitado por todos, inclusive pelos candidatos.
A declaração do presidente do Congresso Nacional, que mais uma vez defendeu a lisura do sistema eletrônico e das urnas de votação, ocorre em meio a questionamentos repetidos de Bolsonaro sobre a segurança das urnas eletrônicas, sem, no entanto, apresentar provas para as suspeitas que sugere. O presidente também já declarou que não aceitará o desfecho de eleições que não considerar "limpas".
Mais de uma vez questionado por jornalistas sobre a possibilidade de atos violentos ou antidemocráticos, Pacheco afirmou que "as instituições e os Poderes têm que estar atentos também a esse tema", mas disse acreditar que "o 7 de Setembro, assim como todo o período eleitoral, vai ser marcado pela discussão de ideias, pelas manifestações legítimas e sobretudo, com ordem e paz".
1 comentário
Ibovespa tem alta modesta com apoio de Petrobras, mas Vale pesa
Dólar se reaproxima da estabilidade no Brasil apesar de alta no exterior
Índice do BC aponta crescimento econômico de 2,5% em 2025 com retomada da força no 4º tri
FMI mantém previsão para expansão do PIB da China em 2026 em 4,5%, mas alerta para riscos ao crescimento
Lagarde dá a entender em mensagem a colegas que saída do BCE não é iminente
CNN: Mendonça diz que PF terá carta branca para investigar caso Master
Sérgio São Paulo - SP
pacheco ao invés de mandar perder cidadão que já está de saco cheio de você do legislativo e do judiciário com este regime totalitário de mão dadas com um ex. presidiário corrupto , faz lei para acabar com a bandidagem do brasil .
Bueno... o Ladrão foi julgado e condenado por Corrupção Passiva (art. 317 do Código Penal Brasileiro) pelo benefícios, mimos e carinhos que recebeu da OAS e da Odebrecht nas obras realizadas no Triplex e no Sítio "que não é do Lula". tais vantagens e benefícios foram demonstrados cristalinamente nos autos. a Sentença condenatória da Vara Federal de Curitiba foi confirmada pelo Tribunal federal de Recursos e pelo Superior Tribunal de Justiça com trânsito
em julgado do Acordão. O efeito do trânsito em julgado de sentença condenatória criminal é a autoria do crime (foi o Lula) e a materialidade do delito (as vantagens e mimos) foram comprovadas e são imutáveis. Assim Lula é LADRÃO !
Chunchos jurídicos dos apaniguados lulistas no STF, ou como dizem meus amigos Argentinos, "manotazos de abogado" não tem o condão de destruir esta realidade fática e jurídica: Lula recebeu vantagens indevidas em troca de "favores" aos citados empresários. Vagabundo e Ladrão. Certo e comprovado juridicamente. Só não vê quem não quer (ou recebe vantagens para não ver). Ponto !
CONSTANTINO DETONA O INÍCIO FRACASSADO DA CAMPANHA DE LULA | Pânico 2022 #209 https://www.youtube.com/watch?v=jeUL_7mSieg