Putin diz que Rússia está pronta para dar fertilizante de graça a países em desenvolvimento
![]()
SAMARKAND, UZBEQUISTÃO (Reuters) – O presidente Vladimir Putin disse que a Rússia está pronta para fornecer gratuitamente mais de 300.000 toneladas de fertilizantes russos presos em portos europeus ao mundo em desenvolvimento se a Europa concordar em relaxar ainda mais as sanções às exportações russas.
Falando em uma cúpula da Organização de Cooperação de Xangai no Uzbequistão, Putin afirmou que a Europa removeu apenas “parcialmente” as sanções que Moscou diz bloquear sua capacidade de vender e enviar fertilizantes ao redor do mundo.
Putin disse que a Rússia saudou a decisão da União Europeia de aliviar algumas sanções logísticas às exportações russas, mas acusou o bloco de agir “egoisticamente” ao suspender as sanções apenas para seus próprios membros.
“Só eles podem comprar nossos fertilizantes. Mas e o mundo em desenvolvimento e os países mais pobres do mundo”, disse Putin na cúpula dos líderes da SCO.
Permitir que os fertilizantes russos cheguem aos mercados globais foi parte de um acordo histórico de grãos do Mar Negro alcançado com a Ucrânia, a Turquia e as Nações Unidas em julho. A Rússia suspendeu seu bloqueio militar aos portos do sul da Ucrânia e permitiu que Kiev começasse a exportar grãos.
Putin disse que a Rússia tem 300.000 toneladas de fertilizantes atualmente nos portos europeus que Moscou estava pronta para enviar gratuitamente ao mundo em desenvolvimento quando as sanções forem suspensas.
(Reportagem da Reuters)
1 comentário
COOPERATIVISMO EM NOTÍCIA - edição 13/12/2025
Minerva Foods avança em duas frentes estratégicas e alcança categoria de liderança do Carbon Disclosure Project (CDP)
Pesquisador do Instituto Biológico participa da descoberta de novo gênero de nematoide no Brasil
Secretaria de Agricultura de SP atua junto do produtor para garantir proteção e segurança jurídica no manejo do fogo
Manejo do Fogo: Mudanças na legislação podem expor produtores a serem responsabilizados por "omissão" em casos de incêndios
Primeira Turma do STF forma maioria por perda imediata do mandato de Zambelli
Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC
kkkkkkkkkkkkkk, fake news, só podia ser a reuters....kkkkkkkkkkkk