Economia caminha para novo choque de oferta, avalia hEDGEpoint
A economia global se direciona a outro choque de oferta. Desta vez, não serão fatores desencadeados pela pandemia. Uma escassez de fertilizantes, aliada a um mercado de óleo apertado e baixos estoques de metais deverão provocá-lo, avalia a hEDGEpoint Global Markets em relatório desta semana.
O aumento do custo do gás natural fez com que as margens de amônia e ureia caíssem para valores negativos na Europa. Como resultado, a capacidade de produção de fertilizantes à base de nitrogênio diminuiu na região, o que poderá ameaçar as safras de trigo e milho no próximo ano.
“Estoques de metais industriais estão em níveis baixos e poderiam disparar seus preços caso a demanda da China se recupere. Uma situação semelhante ocorre com o diesel na Europa, onde os estoques estão apertados e a demanda deverá aumentar no quarto trimestre”, observa o analista de Energia e Macroeconomia da hEDGEpoint, Heitor Paiva.
0 comentário
Índia diz que acordo comercial com EUA não prejudicará seus agricultores
Endividamento das famílias brasileiras marca novo recorde a despeito de medidas do governo, mostra BC
Dólar tem oscilações modestas com exterior e noticiário político no radar
Preço do minério de ferro sobe à medida que produção das siderúrgicas se recupera
Ações chinesas caem; índice do setor de tecnologia atinge mínima de mais de um ano
CBS para o produtor rural poderá ter alíquota de 4,52% na Reforma Tributária