Primeiros resultados mostram 96% de apoio à adesão à Rússia em áreas ocupadas da Ucrânia
![]()
LONDRES (Reuters) - Os primeiros resultados parciais da votação de quatro regiões da Ucrânia ocupadas pela Rússia mostraram uma esmagadora maioria de residentes a favor da adesão à Rússia, informou a agência de notícias estatal russa RIA nesta terça-feira, sobre os referendos que Kiev e o Ocidente classificam como uma farsa.
A votação ocorreu durante cinco dias em quatro regiões - Donetsk, Luhansk, Zaporizhzhia e Kherson - que compõem cerca de 15% do território ucraniano.
O processo abre caminho para o presidente Vladimir Putin anexar as quatro áreas. Depois disso, ele poderia classificar qualquer tentativa ucraniana de recapturá-las como um ataque à própria Rússia. Ele disse em 21 de setembro que estava disposto a usar armas nucleares para defender a "integridade territorial" da Rússia.
A Ucrânia tem advertido repetidamente que a anexação russa de territórios adicionais destruiria qualquer chance de negociações de paz.
De acordo com a RIA, as contagens iniciais mostraram apoio à adesão variando de 96,97% na região de Kherson, com base em 14% dos votos contados, a 98,19% em Zaporizhzhia, com base em 18% da contagem.
(Reportagem da Reuters)
0 comentário
Dólar futuro sobe em sintonia com exterior e recuo do Ibovespa
Ibovespa fecha em queda pressionado por Vale na volta do Carnaval
Ata do Fed mostra divisão e discussões sobre altas de juros mesmo após pausa de janeiro
Trump realizará reunião do Conselho da Paz na quinta-feira, diz Casa Branca
Mercado reduz projeção para alta do IPCA este ano a 3,95% no Focus
Taxas dos DIs cedem na volta do Carnaval na contramão dos Treasuries