EUA preparam novas sanções à Rússia por planos de anexação
![]()
Por Daphne Psaledakis e Timothy Gardner
WASHINGTON (Reuters) - Nos próximos dias, os Estados Unidos irão impor custos econômicos a Moscou por causa dos referendos "falsos" realizados pela Rússia em regiões ocupadas da Ucrânia, disse o Departamento de Estado nesta quarta-feira, enquanto funcionários do governo Biden procuram os setores financeiro e de energia para futuras ações de sanções.
"Continuaremos a trabalhar com aliados e parceiros para pressionar ainda mais a Rússia e os indivíduos e entidades que estão ajudando a apoiar sua tentativa de apropriação de territórios", disse o porta-voz do Departamento de Estado Ned Price a repórteres.
"Você pode esperar medidas adicionais de nós nos próximos dias."
A porta-voz da Casa Branca, Karine Jean-Pierre, disse que as medidas incluirão penalidades a indivíduos e entidades dentro e fora da Rússia que apoiem a anexação.
Moscou estava prestes a anexar na quarta-feira uma faixa da Ucrânia, divulgando o que chamou de contagem de votos mostrando apoio em quatro províncias parcialmente ocupadas para se juntar à Rússia, após o que Kiev e o Ocidente denunciaram como referendos simulados e ilegais, realizados sob a mira de armas.
Autoridades apoiadas pela Rússia afirmam ter realizado os referendos durante cinco dias em território que representa cerca de 15% da Ucrânia.
Jean-Pierre disse que os Estados Unidos não reconhecerão áreas anexadas à Rússia em toda a Ucrânia.
"Com base em nossas informações, todos os aspectos desse processo de referendo foram pré-encenados e orquestrados pelo Kremlin", disse ela.
O presidente Vladimir Putin pode proclamar a anexação em um discurso dentro de dias, pouco mais de uma semana desde que endossou os referendos, ordenou uma mobilização militar em casa e ameaçou defender a Rússia com armas nucleares, se necessário.
0 comentário
Trump concorda com cessar-fogo de duas semanas com o Irã e deixa de lado ameaça de destruir "toda uma civilização"
Irã interromperá os ataques se os ataques contra ele cessarem, diz chanceler
Irã diz que negociações com EUA começarão na sexta-feira em Islamabad
Jefferson, do Fed, vê riscos tanto para emprego quanto para inflação
Dólar fecha quase estável no Brasil enquanto EUA avaliam extensão de prazo ao Irã
Distribuidoras de gás estimam aumento de 20% em contratos com Petrobras e pedem medidas