EUA preparam novas sanções à Rússia por planos de anexação
![]()
Por Daphne Psaledakis e Timothy Gardner
WASHINGTON (Reuters) - Nos próximos dias, os Estados Unidos irão impor custos econômicos a Moscou por causa dos referendos "falsos" realizados pela Rússia em regiões ocupadas da Ucrânia, disse o Departamento de Estado nesta quarta-feira, enquanto funcionários do governo Biden procuram os setores financeiro e de energia para futuras ações de sanções.
"Continuaremos a trabalhar com aliados e parceiros para pressionar ainda mais a Rússia e os indivíduos e entidades que estão ajudando a apoiar sua tentativa de apropriação de territórios", disse o porta-voz do Departamento de Estado Ned Price a repórteres.
"Você pode esperar medidas adicionais de nós nos próximos dias."
A porta-voz da Casa Branca, Karine Jean-Pierre, disse que as medidas incluirão penalidades a indivíduos e entidades dentro e fora da Rússia que apoiem a anexação.
Moscou estava prestes a anexar na quarta-feira uma faixa da Ucrânia, divulgando o que chamou de contagem de votos mostrando apoio em quatro províncias parcialmente ocupadas para se juntar à Rússia, após o que Kiev e o Ocidente denunciaram como referendos simulados e ilegais, realizados sob a mira de armas.
Autoridades apoiadas pela Rússia afirmam ter realizado os referendos durante cinco dias em território que representa cerca de 15% da Ucrânia.
Jean-Pierre disse que os Estados Unidos não reconhecerão áreas anexadas à Rússia em toda a Ucrânia.
"Com base em nossas informações, todos os aspectos desse processo de referendo foram pré-encenados e orquestrados pelo Kremlin", disse ela.
O presidente Vladimir Putin pode proclamar a anexação em um discurso dentro de dias, pouco mais de uma semana desde que endossou os referendos, ordenou uma mobilização militar em casa e ameaçou defender a Rússia com armas nucleares, se necessário.
0 comentário
Ata do Fed mostra divisão e discussões sobre altas de juros mesmo após pausa de janeiro
Trump realizará reunião do Conselho da Paz na quinta-feira, diz Casa Branca
Mercado reduz projeção para alta do IPCA este ano a 3,95% no Focus
Taxas dos DIs cedem na volta do Carnaval na contramão dos Treasuries
Dólar futuro oscila perto da estabilidade após retorno do Carnaval
Ibovespa abre em alta na volta do Carnaval com apoio de Wall St