UE promete proteger rede de energia após "sabotagem" de gasoduto russo
![]()
Por Paul Carrel e Stine Jacobsen
BERLIM/COPENHAGUE (Reuters) - A União Europeia prometeu nesta quarta-feira uma resposta "robusta" a qualquer interrupção intencional de sua infraestrutura de energia, depois de dizer que suspeita que sabotagem seja a razão por trás de vazamentos de gás descobertos esta semana em oleodutos submarinos russos para a Europa.
À medida que o gás era expelido sob o Mar Báltico pelo terceiro dia após ser detectado, ainda não estava claro quem poderia ser responsável por qualquer sabotagem dos gasodutos Nord Stream, que a Rússia e os parceiros europeus gastaram bilhões de dólares construindo.
A Rússia, que reduziu as entregas de gás para a Europa depois que o Ocidente impôs sanções sobre a invasão da Ucrânia por Moscou, também disse que a sabotagem é uma possibilidade.
"Qualquer interrupção deliberada da infraestrutura energética europeia é totalmente inaceitável e será recebida com uma resposta robusta e unida", disse o chefe de política externa da UE, Josep Borrell.
Ecoando os pontos de vista da Alemanha, Dinamarca e Suécia, ele disse que a sabotagem é provável, embora a UE não tenha nomeado um potencial perpetrador ou sugerido um motivo. Washington, que liderou os esforços para punir Moscou pela guerra, acredita que é muito cedo para concluir que houve sabotagem, disse um alto funcionário militar dos EUA.
"O júri ainda está fora", disse o funcionário a repórteres. “Muitos de nossos parceiros, eu acho, determinaram ou acreditam que é sabotagem. Questionado se qualquer envolvimento dos EUA nas rupturas poderia ser descartado, o oficial militar dos EUA disse: "Nós absolutamente não estávamos envolvidos".
O Conselho de Segurança da ONU se reunirá na sexta-feira a pedido da Rússia para discutir os danos aos oleodutos, disse a missão francesa da ONU, que ocupa a presidência do conselho de 15 membros no mês de setembro.
A embaixada da Rússia na Dinamarca disse que qualquer sabotagem nos oleodutos da Nord Stream é um ataque à segurança energética da Rússia e da Europa.
Os gasodutos Nord Stream têm sido foco de uma crescente disputa energética entre capitais da Europa e Moscou, que prejudicou as principais economias ocidentais e fez disparar os preços do gás.
O ministro da Defesa da Dinamarca disse após uma reunião com o secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, que havia motivos para preocupação com a situação de segurança na região.
"A Rússia tem uma presença militar significativa na região do Mar Báltico e esperamos que eles continuem com suas demonstrações de poderio militar", disse Morten Bodskov em comunicado.
O primeiro-ministro da Noruega disse na quarta-feira que seus militares serão destacados perto de instalações de petróleo e gás, enquanto a Dinamarca está aumentando seu nível de preparação.
0 comentário
Ata do Fed mostra divisão e discussões sobre altas de juros mesmo após pausa de janeiro
Trump realizará reunião do Conselho da Paz na quinta-feira, diz Casa Branca
Mercado reduz projeção para alta do IPCA este ano a 3,95% no Focus
Taxas dos DIs cedem na volta do Carnaval na contramão dos Treasuries
Dólar futuro oscila perto da estabilidade após retorno do Carnaval
Ibovespa abre em alta na volta do Carnaval com apoio de Wall St