BC eleva estimativa de expansão do crédito em 2022 para 14,2%, ante 11,9%
![]()
BRASÍLIA (Reuters) - O Banco Central previu um crescimento do crédito no país de 14,2% este ano, ante estimativa de 11,9% feita em junho, conforme dados do seu Relatório Trimestral de Inflação divulgado nesta quinta-feira.
Agora, a expectativa é que o crédito às famílias suba 16,4% em 2022, contra expectativa anterior de 14,4%. Para as empresas, a elevação foi calculada em 11,2%, ante 8,5% no último relatório.
Para o estoque de crédito livre, em que as taxas são pactuadas livremente entre bancos e tomadores, o BC projeta agora uma expansão de 17,2% em 2022, contra alta de 15,2% antes. Para o crédito direcionado, que atende a parâmetros estabelecidos pelo governo, a perspectiva é de alta de 9,7% neste ano, contra 7% antes.
Nas contas do BC, que agora também apresenta previsões para 2023, a expansão do estoque de crédito no ano que vem será de 8,2%. Nesse caso, a autoridade monetária vê alta de 8,7% no crédito às pessoas físicas e de 7,4% no crédito às empresas.
No próximo ano, o estoque de crédito com recursos livres deve ter expansão de 9,6%, ao passo que o saldo com recursos direcionados deve subir 6,0%, completou o BC.
(Por Bernardo Caram)
0 comentário
Ata do Fed mostra divisão e discussões sobre altas de juros mesmo após pausa de janeiro
Trump realizará reunião do Conselho da Paz na quinta-feira, diz Casa Branca
Mercado reduz projeção para alta do IPCA este ano a 3,95% no Focus
Taxas dos DIs cedem na volta do Carnaval na contramão dos Treasuries
Dólar futuro oscila perto da estabilidade após retorno do Carnaval
Ibovespa abre em alta na volta do Carnaval com apoio de Wall St