Reuters: Lula tira folga e ministros não serão anunciados esta semana, dizem fontes
![]()
Por Lisandra Paraguassu
BRASÍLIA (Reuters) - Apesar das especulações e da pressão do mercado sobre possíveis nomes para compor o primeiro escalão de seu governo, o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não tomará nenhuma decisão ou anunciará nomes nesta primeira semana depois das eleições, disseram à Reuters fontes da equipe.
Lula planeja tirar alguns dias de folga a partir da terça-feira, e só deve voltar a São Paulo antes do final de semana.
Esta semana, o presidente eleito deve começar a definir os coordenadores da equipe de transição, antes de viajar, para que o processo comece de fato a partir da semana que vem. Antes de qualquer anúncio, Lula quer ainda sentar com aliados, antigos, novos e possíveis, para começar a montar o xadrez de apoios e, consequentemente, a divisão de ministérios.
Lula passou esta segunda-feira em ligações com chefes de Estado que entraram em contato para cumprimentá-lo, entre eles o presidente da França, Emmanuel Macron, o chanceler da Alemanha, Olaf Scholz, o primeiro ministro de Portugal, António Costa, e o presidente norte-americano, Joe Biden.
Biden tentou falar com Lula ainda na noite de domingo, mas a ligação caiu e não foi possível retomar. Ambos conversaram na tarde dessa segunda por cerca de 20 minutos. Em um tuíte, o petista disse que conversaram sobre o fortalecimento da democracia no Brasil, a preservação do meio ambiente e a ampliação da cooperação entre os dois países.
0 comentário
Ucrânia e Rússia iniciam negociações em Genebra enquanto Trump aumenta pressão sobre Kiev
Dólar pode ter uma trégua após quatro meses de queda
PF faz operação para investigar vazamento de dados da Receita de ministros e parentes
Ouro e prata caem com a China fechada devido ao Ano Novo Lunar
Warsh pode querer um balanço patrimonial menor para o Fed, mas isso é difícil de conseguir
Dólar se valoriza com aposta dos operadores de câmbio em menos cortes de juros pelo Fed