Plantio de soja avança a 67% da área no Paraná, recuperando atraso, diz Deral
![]()
SÃO PAULO (Reuters) – O plantio de soja alcançou 67% da área estimada para a safra 2022/23 no Paraná, avanço de 23 pontos percentuais em uma semana apoiado pelo clima, que levou os trabalhos a um patamar superior ao do mesmo período em anos anteriores, informou o Departamento de Economia Rural (Deral) nesta terça-feira.
O órgão ligado ao governo do Estado não disponibilizou dados para comparação sobre o ano passado, mas em 2020 o plantio da soja estava em 61% ao final de outubro e nos dois anos anteriores, em 65%.
“Os últimos sete dias apresentaram clima favorável no Estado, com isso o plantio da soja atingiu 67% da área estimada de 5,7 milhões de hectares”, disse o analista do Deral Edmar Gervásio.
“Na semana foram plantados mais de 1,3 milhão de hectares, recuperando o planejamento do produtor e trazendo certa normalidade para a safra deste ano”, acrescentou ele.
A qualidade das lavouras de soja passou de 96% boas para 95% na variação semanal, informou o Deral.
Para o milho, o plantio o avançou de 82% para 91% e caminha para a reta final com condições gerais positivas, disse Gervásio. Segundo o Deral, 86% das áreas estão boas.
Em contrapartida, a colheita de trigo do Paraná teve aumento de nove pontos percencetuais na semana, para 72%, com 64% das áreas consideradas boas. Na semana passada, as lavouras em melhor condição eram 63%.
As áreas avaliadas como ruins, no entanto, caíram de 8% para 5%, mostraram os dados.
(Reportagem de Nayara Figueiredo)
0 comentário
Soja nos portos do BR volta a se aproximar do R$ 130/sc com Chicago subindo mais do que caem os prêmios
USDA informa venda de soja para o Egito nesta 5ª feira
Se MT fosse um país seria o terceiro maior na produção de soja do mundo
Safra de soja do Paraguai pode bater recorde conforme colheita entra na fase final
Com possibilidade de novas greves na Argentina, farelo sobe mais de 1% em Chicago e soja acompanha
Soja fecha em alta na CBOT após sessão volátil, mas impacto dos ganhos ainda é limitado no BR