Presidente do BC do Japão indica ajuste em juros ultrabaixos como opção futura
![]()
Por Leika Kihara
TÓQUIO (Reuters) - O presidente do banco central do Japão, Haruhiko Kuroda, na indicou nesta quarta-feira uma chance de ajuste na política de controle da curva de juros do banco no futuro, dizendo que isso pode se tornar uma opção futura se a inflação continuar a crescer.
"Por enquanto, não vejo a necessidade de aumentar as taxas de juros ou fazer qualquer modificação no controle da curva", disse Kuroda ao Parlamento, enfatizando a importância de sustentar a economia com uma política monetária ultrafrouxa.
"Mas se o Japão vir perspectivas de que a inflação se encaminha para 2%, acompanhada de aumentos salariais, um ajuste na política monetária se tornará, naturalmente, necessário", disse ele.
A observação provavelmente manterá vivas as expectativas do mercado de um ajuste nas taxas de juros ultrabaixas do banco central quando o segundo mandato de cinco anos de Kuroda terminar em abril do próximo ano.
Sob o controle da curva de rendimentos, o Banco do Japão orienta as taxas de juros de curto prazo em -0,1% e o rendimento dos títulos a 10 anos em torno de zero, como parte dos esforços para impulsionar de forma sustentável a inflação até sua meta de 2%.
0 comentário
Senado dos EUA confirma novo embaixador para o Brasil e outros indicados por Trump
Ibovespa fecha em queda com cena corporativa em foco; Petrobras PN cai 3%
STF julga recursos contra partes da decisão que anulou marco temporal
Dólar cai ante real após queda inesperada do emprego nos EUA
Taxas dos DIs fecham em baixa após dados fracos de emprego nos EUA
Trump retoma tentativa de demitir Lisa Cook, do Fed