Waller diz que Fed pode reduzir tamanho de altas, mas não irá "aliviar" combate à inflação
![]()
WASHINGTON (Reuters) - O Federal Reserve pode considerar abrandar o ritmo dos aumentos de juros em sua próxima reunião, mas isso não deve ser visto como um "abrandamento" em seu compromisso de reduzir a inflação, disse o diretor do banco central norte-americano Christopher Waller no domingo.
Os mercados deveriam agora prestar atenção ao "ponto final" dos aumentos de juros, não ao ritmo de cada movimento, e esse ponto final é provavelmente ainda está longe, disse Waller em resposta a uma série de perguntas sobre política monetária em uma conferência econômica organizada pelo UBS na Austrália. "Depende da inflação."
"Estamos num ponto em que podemos começar a pensar talvez em ir para um ritmo mais lento", disse Waller, mas "não estamos aliviando... Pare de prestar atenção ao ritmo e comece a prestar atenção a onde o ponto final vai estar. Até que a inflação diminua, esse ponto final ainda está longe."
Relatório divulgado na semana passada que mostrou uma inflação mais lenta do que o esperado em outubro foi "uma boa notícia", mas "apenas um dado" que precisa ser seguido por outras leituras semelhantes para mostrar de forma convincente que a inflação está diminuindo, disse ele.
(Reportagem de Howard Schneider)
0 comentário
Ibovespa fecha com alta discreta apoiado por Itaú e Bradesco em dia com vencimento de opções
Dólar fecha estável após leilões do BC, mas sobe 2,18% na semana
Congresso aprova Orçamento de 2026 com R$61 bi de emendas e superávit de R$34,5 bi
Brasil espera que acordo Mercosul-UE seja assinado o mais rápido possível, diz Alckmin
PF conclui que Bolsonaro precisa de cirurgia de hérnia
Taxas dos DIs caem na contramão dos Treasuries em dia de ajustes