Reuters: Reforma do IVA pode ser aprovada em seis a oito meses, diz Persio Arida
![]()
(Reuters) - O Brasil tem condições de aprovar uma primeira reforma tributária dentro de seis a oito meses, afirmou nesta terça-feira o economista Persio Arida, que faz parte da equipe de transição do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, ressaltando que a discussão em torno da criação de um Imposto sobre Valor Agregado (IVA) está amadurecida no país.
Arida acrescentou, durante participação na conferência Lide, em Nova York, que futuramente o país ainda precisará trabalhar em uma reforma tributária mais profunda, que contribua para reduzir desigualdades e contenciosos.
As outras duas reformas mais cruciais para o Brasil seriam a abertura econômica e a reforma do Estado, que incluiria a questão administrativa, mas também a dimensão dos gastos públicos, disse Arida.
"Essas três reformas exigem uma mudança cultural no país", afirmou o economista, ex-presidente do Banco Central e do BNDES.
Questionado sobre as discussões na equipe de Lula sobre a questão fiscal, Arida disse não ver oposição entre a responsabilidade fiscal e social, ressaltando que as duas coisas caminham juntas, mas fazendo a ressalva de que não poderia detalhar o que está sendo conversado por uma questão de sigilo.
(Por Isabel Versiani)
0 comentário
Wall Street cai conforme investidores se posicionam para semana movimentada de dados
Ibovespa fecha em alta com Rede D'Or em destaque após dividendos; Braskem recua
Dólar fecha perto da estabilidade no Brasil em meio a fluxo de fim de ano
Taxas dos DIs têm quedas leves com influência do exterior e do IBC-Br
Gazeta do Povo: Mourão se diz preocupado com Bolsonaro por risco de morte “de um dia para o outro”
Comissão de Constituição e Justiça aprova equiparação de aquicultor a produtor rural