Rússia diz que EUA e Otan são participantes diretos da guerra na Ucrânia
![]()
(Reuters) - O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, disse nesta quinta-feira que os Estados Unidos e a Otan são participantes diretos da guerra na Ucrânia por causa de seu apoio a Kiev e defendeu os ataques de Moscou à infraestrutura ucraniana.
Lavrov afirmou em entrevista coletiva que Washington e a aliança atlântica estão diretamente envolvidos na guerra porque estão fornecendo armas para a Ucrânia e treinamento militar em seu território.
Ele defendeu os ataques russos à infraestrutura de energia ucraniana, que Kiev e o Ocidente dizem ser um crime de guerra destinado a infligir sofrimento aos civis - cortando aquecimento, luz e energia.
"Desativamos as instalações de energia (na Ucrânia) que permitem a você (Ocidente) lançar armas letais na Ucrânia para matar russos", disse Lavrov.
"Portanto, não diga que EUA e Otan não participam desta guerra - você está participando diretamente. Incluindo não apenas o fornecimento de armas, mas também o treinamento de pessoal - você treina os militares (ucranianos) em seu território."
(Reportagem da Reuters)
0 comentário
UE corre para conquistar apoio da Itália a acordo comercial com Mercosul, diz parlamentar do bloco
Câmara aprova texto-base com regras para IBS previsto na reforma tributária
Relatórios de emprego atrasados dos EUA devem mostrar abrandamento do mercado de trabalho
Zelenskiy diz que Rússia precisa ser responsabilizada por "crime de agressão"
Atividade empresarial da zona do euro termina 2025 mais fraca do que o esperado, mostra PMI
Ações da China atingem mínima de dois meses à medida que dados dos EUA se aproximam