Zelenskiy: Ucrânia deve impulsionar diplomacia na África, América Latina
![]()
KIEV (Reuters) - O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, buscando fortalecer os esforços diplomáticos de Kiev após a invasão russa, pediu nesta sexta-feira uma cúpula com líderes latino-americanos e disse que a Ucrânia deveria tomar medidas para construir relações com os países africanos.
Em entrevista coletiva no primeiro aniversário da invasão russa, Zelenskiy disse que gostaria que países da América Latina e da África, assim como China e Índia, se juntassem a uma fórmula de paz proposta por Kiev para acabar com a guerra com a Rússia.
"Você sabe como é difícil para mim deixar o país, mas eu viajaria especialmente para esta reunião", disse ele sobre a perspectiva de uma cúpula com os países latino-americanos. "Eu poderia me comunicar com eles, com sua mídia, com suas sociedades."
Mais cedo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a defender que um grupo de países sem envolvimento na guerra promova negociações de paz entre as duas nações.
"No momento em que a humanidade, com tantos desafios, precisa de paz, completa-se um ano da guerra entre a Rússia e a Ucrânia. É urgente que um grupo de países, não envolvidos no conflito, assuma a responsabilidade de encaminhar uma negociação para restabelecer a paz", disse Lula no Twitter.
(Reportagem de Max Hunder e Dan Peleschuk
0 comentário
Minério de ferro cai em Dalian com diminuição da demanda e aumento dos estoques
Dólar oscila perto da estabilidade no Brasil
Ações da China e Hong Kong fecham em alta após Pequim prometer apoio ao crescimento
Ibovespa fecha com alta marginal sustentada por Vale após BC
Petróleo recua com foco em negociações de paz na Ucrânia
StoneX espera que Sul e Sudeste guiem o crescimento da demanda por diesel B em 2026