Dívida pública federal cai 3,07% em janeiro, a R$5,769 tri
![]()
BRASÍLIA (Reuters) -A dívida pública federal caiu 3,07% em janeiro sobre dezembro, para 5,769 trilhões de reais, informou o Tesouro Nacional nesta terça-feira.
No período, a dívida pública mobiliária interna teve queda de 2,88%, sob o impacto de um resgate líquido de títulos no valor de 216 bilhões de reais que contribuiu para levar o estoque a 5,535 trilhões de reais.
A participação dos papéis prefixados no total da dívida caiu a 23,5%, de 27% em dezembro. Já os títulos atrelados a índices de preços passou a 31,7%, de 30,3% antes, e os corrigidos pela taxa Selic aumentaram a 40,5%, de 38,3%.
Com o resgate líquido no mês passado, o colchão de liquidez do Tesouro sofreu uma redução de 18,92%, para 953,4 bilhões de reais. O valor é suficiente para cobrir os pagamentos de quase oito meses de vencimentos de dívida, acima do limite de três meses que o Tesouro considera prudencial para a gestão da dívida.
Em nota, o Tesouro destacou que janeiro foi marcado por maior aversão a risco no mercado interno em meio a sentimento de incerteza em relação ao cenário econômico para o ano.
(Por Isabel Versiani; edição de Luana Maria Benedito)
0 comentário
Ibovespa fecha em queda com realização de lucros antes do Carnaval
Dólar sobe ante o real com busca por proteção antes do Carnaval
Ministros suspeitam que reunião sobre Master foi gravada clandestinamente
Wall Street caminha para perdas semanais, com quedas em tecnologia compensando alívio inflacionário
Suzano vai fazer novo reajuste de preços em todos os mercados em março
Chefe da OMC pede reforma do sistema comercial global