China retira embargo às importações de carne bovina do Brasil
![]()
Após cerca de um mês de exportações de carne bovina suspensas para a China devido a um caso de Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB) atípica, conhecido popularmente como Vaca Louca, em Marabá, no Pará, em 22 de fevereiro, os embarques já podem ser oficialmente retomados.
Segundo informações divulgadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), "após reunião com a delegação brasileira, nesta quinta-feira (23), em Pequim, o governo chines decidiu levantar o embargo à carne bovina brasileira. As importações do Brasil estavam suspensas desde fevereiro após a confirmação de um caso de Encefalopatia Espongiforme Bovina (mal da “vaca louca”) em um animal macho de 9 anos em uma pequena propriedade no município de Marabá (PA)".
O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, que está em comitiva na China com demais autoridades do agronegócio desde ontem (22), se reuniu com o Ministro da Administração Geral da Aduana Chinesa (GACC), Yu Jianhua, para tratar do assunto. A liberação das exportações é para as carnes de animais abatidos a partir do dia 24 de março.
“Tenho certeza que isso é um passo para que o Brasil avance cada vez mais com o credenciamento de plantas e oportunidades para a pecuária brasileira”, disse Fávaro, ao final do encontro.
Vale lembrar que Jordânia, Irã e Tailândia também suspenderam o produto brasileiro.
Analista de mercado repercute os possíveis efeitos da retomada dos embarques
Segundo Fernando Henrique Iglesias, analista da SAFRAS & Mercado, a primeira demonstração do setor hoje deve ser de altas nos preços no mercado futuro na B3. Em seguida, os frigoríficos que estão com as atividades com menor capacidade e com produto parado devem se organizar em relação à logística assim que receberem aval da China.
"Os frigoríficos com escalas mais curtas devem entrar no mercado pagando preços mais altos pela arroba do boi gordo, podendo haver bons reajustes em São Paulo, Minas Gerais, mas no curtíssimo prazo", disse o especialista.
0 comentário
Bezerro já registra ágio de 30% no PA em movimento que começou na metade de 2025
Agrifatto projeta arroba do boi de até R$500 dentro do novo ciclo pecuário que está começando
Especialista explica porque, quando e como utilizar a Polpa Cítrica na dieta dos animais em detrimento do milho
Novo ciclo pecuário está começando com potencial de buscar os R$500 /@, projeta Agrifatto
Teste de eficiência com o Nelore atrai interesse das centrais de genética
Abate de fêmeas recua quase 10% em janeiro, mas volume total de animais ainda é grande