Bom desenvolvimento das lavouras estimula avanço da comercialização do milho no Mato Grosso, relata Imea
![]()
O Imea (Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária) divulgou relatório apontando atualizações sobre a safra de milho 2023. O levantamento destaca que a comercialização de milho avanço no estado ao longo do último mês de março.
Para a safra 2022/23, as vendas de milho avançaram 3,70 pontos percentuais no comparativo de março/23 para fevereiro/23 e chegaram à 33,74% do total esperado da produção.
“Esse incremento é devido ao produtor estar mais voltado à comercialização, em função do bom desenvolvimento das lavouras e as previsões otimistas em relação ao clima”, explica o Imea.
Já olhando para os preços do cereal, os técnicos do Instituto apontam uma desvalorização de 2,2% ante aos valores de fevereiro/23, fechando o mês em R$ 54,82 a saca.
SAFRA 23/24
No que diz respeito à safra seguinte, as negociações ainda estão em 2,51% do total esperado, registrando um atraso de 6,61 pontos percentuais ante a média das últimas cinco safras e de 6,13 pontos percentuais em relação à safra 22/23.
“Esse movimento é pautado pelo atraso nas vendas dos insumos, que reflete nas negociações em forma de barter, queda no preço do milho, além dos produtores estarem mais voltado para as vendas da soja”, detalha o relatório.
Já o preço médio do milho para 2022/23 recuou 2,26% ao longo de março/23 e fechou em R$ 47,72 a saca.
0 comentário
Brasil avança no mercado global de DDG/DDGS e registra 879 mil toneladas exportadas em 2025
Milho recua em Chicago nesta quarta-feira, após USDA dentro do esperado
Milho: Preços fecham 3ª feira com mais de 1% de alta na B3, de olho no câmbio no clima e na demanda
Milho fecha com leves baixas na B3 nesta 2ª feira e sente pressão do dólar
Seguindo a soja e de olho na China, milho recua em Chicago nesta segunda-feira
Milho/Cepea: Preço reage em algumas regiões