Mercado do boi tem negócios a preços baixos, com oferta de final de safra exercendo pressão
Podcast
Mercado do boi tem negócios a preços baixos, com oferta de final de safra exercendo pressão
![]()
A semana de negociações para o mercado do boi vai chegando ao fim nesta sexta-feira (28), e as cotações para a arroba bovina seguem pressionadas e os negócios, com baixa liquidez, segundo o médico veterinário e diretor da HN Agro, Hyberville Neto. Ele explica que o que pesa no momento sobre os preços é a oferta de fim de safra, além da entrada de fêmeas nas linhas de abate e a sazonal baixa no consumo de carne no final do mês.
De acordo com o especialista, há ainda o efeito do imbróglio entre Brasil e China sobre os estoques de carne bovina formados devido ao auto-embargo brasileiro após a descoberta de um caso de Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB) atípica no Pará, em 22 de fevereiro. Entretanto, o peso maior, conforme ele enfatiza, vem da oferta. "Em São Paulo, por exemplo, seguem as negociações na casa dos R$ 260,00 a R$ 270,00 a arroba", afirma.
Outra notícia, divulgada na noite de quinta-feira (27), dando conta de que a Justiça Federal de São Paulo impediu a exportação de gado vivo saindo de todos os portos do país, tem pouco efeito no cômputo geral do mercado, aponta Neto. "Isso deve ter algum impacto regionalizado nos Estados que exportam gado vivo, como Pará e Rio Grande do Sul, por exemplo", explicou. Vale lembrar que esta decisão da Justiça Federal de São Paulo ainda é passível de recurso.
Leia mais:
+ Justiça brasileira proíbe exportação de gado vivo
+ Brasil está estudando maneiras de rastrear melhor a origem do gado, diz Fávaro
0 comentário
Receita com exportação de carne bovina do Brasil deve crescer 37% em 2025, prevê Abrafrigo
Exportações de carne bovina crescem 50% em novembro e sinalizam recorde histórico para o ano, diz Abrafrigo
Scot Consultoria: Mercado do boi gordo está estável em São Paulo
Abate de fêmeas pode contribuir para elevação do valor da arroba do boi em 2026
Paraná será responsável pelo banco brasileiro de antígenos e vacinas contra febre aftosa
Scot Consultoria: Estabilidade nas praças paulistas